Mitre: políticos voltam a discutir a reforma tributária

Fernando Mitre analisa a pauta da reforma tributária, que deve ser discutida por Lula e governadores nesta sexta-feira (27)

Fernando Mitre

Nesta sexta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a se reunir com os governadores, desta vez com destaque para um tema que tem sido o maior ou um dos maiores desafios dos últimos anos. A reforma tributária. 

A questão federativa - o que é da União, dos estados e dos municípios - talvez seja o maior obstáculo. Discussão nada fácil com os governadores, que ainda sofrem neste momento com as perdas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Vamos ver. 

O governo acredita que pode reunir na Câmara uns 320 votos e, no Senado, mais de 50, suficientes para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição )PEC). Outro ponto positivo  é que, lá no Congresso, tem um bom projeto, coordenado pelo economista Bernard Appy.  

São condições, à primeira vista, favoráveis - mas, na prática, isso é apenas um primeiro passo de uma difícil caminhada. Mais difícil ainda, já que o governo espera aprovar essa reforma ainda no primeiro semestre. Desafio e tanto. 

Tópicos relacionados