Cinco presidentes brasileiros encontraram com Elizabeth II

Autoridades brasileiras sempre foram recebidas pela monarca britânica

Andrey Mattos

Rainha Elizabeth II com o General Costa e Silva, em 1968
Arquivo/FGV

A Rainha Elizabeth II, que faleceu nesta quinta-feira (8), já viajou o mundo diversas vezes e conheceu inúmeras autoridades durante seu reinado. Com relação aos mandatários brasileiros, a rainha conheceu 5 nomes que comandaram o país. E apenas um recebeu a monarca em solo brasileiro. Foi o General Costa e Silva, em 1968, quando a Rainha fez sua única visita ao país. 

Galeria de Fotos

Veja fotos dos encontros dos presidentes brasileiros com a rainha Elizabeth II
1/5

Rainha Elizabeth II com o General Costa e Silva, em 1968Arquivo/FGV
Rainha Elizabeth com o Ernesto Geisel, que governou o Brasil durante o auge da ditadura militar, em 1976Arquivo/O Globo
Rainha Elizabeth com Fernando Henrique CardosoArquivo/Fundação FHC
Rainha Elizabeth II com Dilma Rousseff, em 2012Reprodução/TV BRASIL
Rainha Elizabeth II com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006Arquivo/Instituto Lula

Em 1976, ex-presidente Ernesto Geisel, que governou o Brasil durante o auge da ditadura militar, foi o primeiro político a viajar para Londres. O general desembarcou na capital inglesa e se encontrou com a rainha para retribuir a visita feita pela monarca ao país, poucos anos antes.

Fernando Henrique Cardoso também esteve com o a monarca inglesa. Em uma de suas 4 viagens ao Reino Unido, FHC com uma comitiva que contava com a presença de Pelé, encontrou com Elizabeth II no Palácio de Buckingham.

Em 2006, foi a vez do ex-presidente Lula desembarcar em Londres para o encontro com Elizabeth II. O presidente realizava sua primeira visita de Estado ao Reino Unido e ficou hospedado no Palácio de Buckingham.

A última autoridade brasileira a encontrar Elizabeth foi a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2012. Dilma esteve em Londres para a abertura dos Jogos Olímpicos. A monarca e a presidente se encontraram durante um coquetel oferecido pela rainha no Palácio de Buckingham, no dia 27 de julho de 2012.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.