A Rainha Elizabeth esteve no Brasil no fim da década de 1960, numa visita que entrou para os livros de história. Quando o país ainda vivia sob o regime militar, a monarca britânica passou 11 dias em seis cidades. Na única viagem da à América do Sul, o Rio de Janeiro estava entre os destinos. Uma passagem histórica que deixou marcas, como conta o historiador Rodrigo Rainha.
Por aqui, a rainha inaugurou o início das obras da Ponte Rio-Niterói. Ao lado do Príncipe Philip ainda conseguiu aproveitar atrações culturais cariocas. Assistiu, de perto, por exemplo, uma apresentação de passistas e ritmistas da Mangueira. E foi ao Maracanã, que testemunhou um verdadeiro encontro real: entre ela e o Rei Pelé. Um dos principais estádios do mundo estava lotado para uma partida entre as seleções carioca e paulista. O jogador do século, marcou o gol de número 900 naquele dia, e recebeu a taça da própria rainha. Na internet, Pelé relembrou o momento inesquecível e homenageou o legado de Elizabeth. Quem também não esqueceu a passagem da família real em terras brasileiras foi a aposentada Audrey, que estava em uma das muitas recepções de gala, no Iate Clube, na Zona Sul.
Em um desfile em um carro aberto pela Avenida Atlântica, em Copacabana, a Rainha Elizabeth cumprimentou cariocas e turistas. Apesar da distância geográfica, a visita há 54 anos estreitou a relação entre os países.