UOL - O melhor conteúdo

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Imprensa britânica já alertava sobre os problemas de saúde da rainha Elizabeth, que passou os últimos dias na Escócia

Da redação

Morreu a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8). A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham, casa oficial da monarca, que passou os últimos dias na Escócia, no Palácio de Balmoral. Com a morte da monarca, o príncipe de Gales, Charles, de 73 anos, filho mais velho dela, imediatamente, assume a Coroa britânica e recebe o título de rei Charles III.

A causa da morte ainda não foi informada, mas a imprensa britânica já alertava sobre problemas de saúde.

Segundo as redes oficiais da família real, a rainha morreu “pacificamente” em Balmoral nesta tarde. O comunicado informa que o rei Charles permanecem no palácio escocês esta noite. O retorno a Londres será amanhã.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", pontuou a família real. 

Charles se manifestou sobre a morte da mãe. Em nota publicada nos canais oficiais da família real, o novo monarca do Reino Unido disse estar num momento de grande tristeza para ele e toda a família. “A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, desabafou o rei. 

Médicos estavam preocupados

Nesta manhã, Palácio de Buckingham informou que os médicos da rainha estavam preocupados e que recomendaram supervisão médica à majestade. O texto ainda diz que ela estava confortável na Escócia.

“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A Rainha continua confortável e em Balmoral”, dizia o comunicado de Buckingham.

Elizabeth II deixa quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward, oito netos e onze bisnetos.

Reinado mais longo da monarquia britânica

A princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.

A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.

Linha de sucessão

Com o falecimento da rainha, Charles, 73, filho mais velho de Elizabeth II e do príncipe Philip, deixa o título de príncipe de Gales e passa a ser rei Charles. Ele herda todas as funções da mãe no Reino Unido e de mais 15 países da Commonwealth.

O primogênito da rainha ascende ao trono ao lado da segunda esposa dele, a duquesa Camilla Shand, de Cornualha, de 75 anos.

O príncipe William, de 40 anos, filho mais velho do rei Charles com a princesa Diana, morta em 1997, torna-se, a partir de agora, o primeiro na linha de sucessão da Coroa.

O príncipe George, filho de William e Kate Middleton, de apenas nove anos, é o segundo na fila.

O príncipe Harry, que completa 38 anos no próximo dia 15, caçula de Charles e Lady Di, está em quinto lugar na ordem para assumir o trono. Confira a lista:

  • Príncipe William;
  • Príncipe George;
  • Princesa Charlotte, de sete anos, filha de William e Kate Middleton;
  • Príncipe Louis, de quatro anos, filho de William e Kate Middleton;
  • Príncipe Harry;
  • Archie, de três anos, filho de Harry e Meghan Markle;
  • Lilibet, de um ano, filha de Harry e Meghan Markle.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar