Cantora Margareth Menezes aceita convite de Lula para ser ministra da Cultura

Informação foi confirmada pela artista após encontro com Lula em Brasília

Da redação

A cantora Margareth Menezes anunciou nesta terça-feira (13) que aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e vai assumir o ministério da Cultura a partir de 1º de janeiro. A informação foi confirmada em conversa com jornalistas após encontro com o petista em hotel de Brasília. 

“Foi uma conversa muito animadora para a gente, que é da área da Cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão, eu encaro isso como uma missão mesmo até porque foi uma surpresa. Entendendo o meu processo de representação e a necessidade da gente fazer uma força tarefa para a gente levantar o Ministério da Cultura”, informou a cantora. 

Segundo Margareth, Lula informou que é de grande importância e que Lula deseja criar uma pasta da Cultura forte para atender os anseios da população e potencial cultural do Brasil. “Então, agora é juntar todo mundo e levantar primeiro o ministério e fazer a cultura do país ir para o lugar que ela sempre merece”, disse.

Em postagem no Twitter, a cantora pediu apoio e força dos artistas. “Eu, como artista, sei que não será fácil, por isso, peço o apoio e a força de todos os artistas, mobilizadores, realizadores e agentes culturais do Brasil e também de cada cidadão, para juntos, de mãos dadas, restabelecermos com plenitude essa área que é tão ampla, tão diversa”.

“A riqueza da nossa cultura alimenta a nossa alma e fortalece a nossa identidade como nação. A cultura reflete a força, a grandeza e a beleza do povo brasileiro. Vamos precisar de todo mundo", acrescentou. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Conheça Margareth Menezes

Margareth Menezes da Purificação, de 60 anos, é natural de Salvador, capital da Bahia. Ela é cantora e compositora, já foi atriz, e tem inúmeras indicações a premiações como o Grammy Latino. Segundo o jornal Los Angeles Times, dos Estados Unidos, ela é considerada a “Aretha Franklin” do país. 

A primeira guitarra que ganhou foi aos 15 anos, foi quando começou a cantar na igreja, Ela recebeu forte influência artística da própria família, como a mãe que gostava de samba de roda e eventos na Ilha da Maré eram realizados na casa da avó. 

Em 1980, iniciou a carreira como atriz nos teatros de Salvador e por volta de 1986 Margareth começa sua trajetória na música, interpolando a música e as peças. Depois de uma turnê pelo interior da Bahia, a artista passa a se apresentar no Teatro Castro Alves, além de participar de blocos carnavalescos e outros projetos musicais. 

O primeiro single foi lançado em 1987, “Faraó”, e assinou contrato com uma gravadora, onde gravou seu primeiro álbum. Desde então, realizou inúmeras turnês e gravou vários discos, tornando-se conhecida no Brasil e em vários países do mundo. 

A cantora Margareth Menezes tem um histórico com a parte filantrópica. Em 2004 fundou a “Fábrica Cultural que, em parceria com a prefeitura de Salvador, iniciou o programa ”Circulando Arte", além de outros projetos na área da educação e cultura. 

Ministros do novo governo 

Na última sexta-feira (9), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os nomes de cinco ministros do novo governo. Em entrevista coletiva, foi confirmado o nome de Fernando Haddad na Fazenda, José Múcio Monteiro na Defesa, Flávio Dino na Justiça, Rui Costa na Casa Civil e Mauro Vieira nas Relações Exteriores. 

Galeria de Fotos

Em coletiva, Lula anuncia nomes de cinco ministros de governo
1/6

Lula anuncia nomes de cinco ministros Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fernando Haddad é o novo ministro da Fazenda REUTERS/Adriano Machado/
Flávio Dino no ministério da Justiça e Segurança Pública Reprodução/Facebook
Rui Costa no ministério da Casa CivilReprodução/Facebook
José Múcio Monteiro no ministério da DefesaAntonio Cruz/Agência Brasil
Mauro Vieira no ministério das Relações Exteriores Antonio Cruz/Agência Brasil

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.