Campanha Mega Vacinação contra a Covid-19 começa neste sábado em seis capitais

O Ministério da Saúde vai promover eventos simultâneos em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Salvador e Brasília

Da Redação, com BandNews FM

Campanha Mega Vacinação contra a Covid-19 começa neste sábado em seis capitais
Reprodução

Começa neste sábado (20), a campanha nacional de Mega Vacinação contra a Covid-19. O objetivo é incentivar a aplicação da segunda dose e da dose de reforço. O Ministério da Saúde vai promover eventos simultâneos em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Salvador e Brasília. 

A campanha vai até sexta-feira da semana que vem (26) e tem como slogan “Proteção pela metade não é proteção”. 21 milhões de pessoas não tomaram a segunda dose da vacina em todo o país. No caso da dose de reforço, cerca de nove milhões e trezentas mil pessoas estão com o calendário em atraso.

O Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirma que é recomendável que o reforço seja feito com um imunizante diferente das duas primeiras doses. No caso da vacina da Janssen, aplicada em dose única, o reforço será considerado logo após a segunda dose. Para os demais, a preferência é pela vacina da Pfizer.

“A plataforma da Pfizer, que é de RNA mensageiro, mostra um ganho de imunidade mais interessante quando você faz a vacinação heteróloga, ou seja, você mistura as tecnologias na dose de reforço. Preferencialmente porque é a vacina, que hoje, em função dos contratos que foram celebrados e cronogramas de entrega, tem uma disponibilidade maior para ser utilizada como dose de reforço”, explicou.  

Rio de Janeiro

Quem tomou a vacina da Janssen na cidade do Rio de Janeiro não deve receber três doses do imunizante contra a Covid-19, apenas duas.

A Prefeitura anunciou que deve começar a aplicar a nova dose em dezembro, após a chegada de 200 mil vacinas esperadas para a primeira semana do último mês do ano.

Curitiba

O reforço para quem tomou a vacina da Janssen ainda não tem data prevista. A Prefeitura de Curitiba diz que aguarda a chegada das doses para convocar este público. O Paraná soma mais de 640 mil pessoas que ainda não completaram a imunização. 

A taxa é de 7,9% de ausência para a segunda dose, conforme dados do Ministério da Saúde. No caso do reforço do imunizante, em todo o país, 60% daqueles que ainda não voltaram aos postos têm entre 20 e 40 anos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.