O Brasil tem quatro aeroportos entre os 10 melhores do mundo, segundo ranking divulgado pela AirHelp, empresa global especialista em direito de passageiros de companhias aéreas. O brasileiro mais bem colocado é o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.
Para fazer o levantamento, a AirHelp realizou a pesquisa entre 1º de janeiro a 31 de outubro de 2022 com base na experiência do passageiro nos aeroportos. Para isso, a avaliação ocorreu em 151 espaços, com mais de 9,5 mil avaliações de pessoas de 30 países. Alguns dos critérios estabelecidos foram pontualidade, alimentação e lojas.
Entre os 10 mais bem colocados no ranking, o Brasil ficou com a maior quantidade de aeroportos, que são: Aeroporto Internacional Recife/Guararapes-Gilberto Freyre, Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos), Aeroporto Internacional Tancredo Neves de Belo Horizonte e Aeroporto de São Paulo Congonhas.
Segundo a AirHelp, a pontualidade foi o critério mais bem avaliado pelos passageiros, os quatro aeroportos ficaram com média acima de oito. Veja o ranking dos 10 melhores aeroportos do mundo:
- 1º Aeroporto Internacional de Tóquio - Haneda (Japão);
- 2º Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre (Brasil);
- 3º Aeroporto Internacional de Narita (Japão);
- 4º Aeroporto Internacional de Viracopos (Brasil);
- 5º Aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves (Brasil);
- 6º Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi (Índia);
- 7º Aeroporto de São Paulo/Congonhas (Brasil);
- 8º Aeroporto Internacional de Gimpo (Coreia do Sul);
- 9º Aeroporto Internacional de Dubai (Emirados Árabes Unidos);
- 10º Aeroporto Internacional de Jeju (Coreia do Sul).
No ranking geral da AirHelp, outros três aeroportos brasileiros aparecem entre os mais bem avaliados, são eles: Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek (Distrito Federal) em 11º; Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo), em 13º; e Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro), em 16º.