Brasil resgatou 1,4 mil do conflito Israel-Hamas; 34 aguardam para deixar Gaza

Operação 'Voltando em Paz', do governo federal, já mobilizou nove voos da FAB e enviou ajuda com alimentos, kits de saúde e purificadores de água

Da Redação

Brasileiros entrando no avião da FAB, na Jordânia
Gov BR/FAB

Com o voo vindo da Cisjordânia que chegou ao Brasil nesta quinta-feira (2), a operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal, já resgatou 1.145 passageiros (sendo três bolivianos, um jordaniano e um palestino) e 53 animais de estimação da região do conflito entre Israel e Hamas desde o início da guerra, em 7 de outubro. 

No sul da Faixa de Gaza, um grupo de 34 brasileiros ainda aguarda a autorização para cruzar a fronteira com o Egito, único caminho viável para tomar outro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que aguarda no Cairo. Entre quarta e quinta-feira (1º e 2), a fronteira foi aberta para a saída de palestinos feridos e de estrangeiros. 

No entanto, os brasileiros ainda não receberam a autorização para cruzar a passagem de Rafah nas primeiras listas. A perspectivava do governo federal é que o grupo de nacionais sejam liberados nos próximos dias. 

Veja a lista dos voos já realizados e o número de passageiros:

  • 11 de outubro: 211 passageiros;
  • 12 de outubro: 214 passageiros e 4 animais de estimação;
  • 13 de outubro: 69 passageiros;
  • 14 de outubro: 207 passageiros e 4 animais de estimação;
  • 15 de outubro: 215 passageiros e 16 animais de estimação;
  • 19 de outubro: 219 passageiros e 11 animais de estimação;
  • 21 de outubro: 69 passageiros (três bolivianos) e 9 animais de estimação;
  • 23 de outubro: 209 passageiros e 9 animais de estimação;
  • 02 de novembro: 32 passageiros.

Ajuda humanitária

Além dos voos de repatriação, duas aeronaves da Presidência da República já levaram à região de conflito alimentos, insumos médicos e purificadores de água. Na segunda-feira (30), 1,5 tonelada de alimentos foram enviadas para Gaza. O carregamento foi composto por arroz, açúcar, derivados de milho e leite e já aterrissou no Egito, onde espera indicações de como enviar o carregamento para a fronteira.

Em 18 de outubro, o avião da presidência pousou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, no Egito, com equipamentos de filtragem de água e kits de saúde. A carga continha 40 purificadores de água com capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. 

Com tecnologia e fabricação brasileiras, os equipamentos são capazes de remover 100% de vírus e bactérias da água. O acesso à água potável é uma das maiores dificuldades enfrentadas hoje pela população da Faixa de Gaza.

Além disso, foram desembarcados dois kits de saúde. Cada um atende até 3 mil pessoas ao longo de um mês. Eles são compostos por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, são 48 itens em cada kit, com um total de 267 quilos de materiais.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.