A Polícia Civil do Distrito Federal abriu um inquérito para investigar a morte de uma criança de 8 anos que inalou o gás de um desodorante aerossol, devido a um desafio nas redes sociais e sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Sarah Raissa Pereira de Castro foi encontrada desacordada em casa pelo avô em 10 de abril. A substância do desodorante estava encharcando o local. Ele chamou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e a menina foi encaminhada para o Hospital de Ceilândia, no Distrito Federal. A equipe médica tentou realizar a reanimação por cerca de uma hora, porém sem reflexos.
O óbito foi declarado neste domingo (13), e a família registrou a ocorrência. A polícia do Distrito Federal instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte.
“Através do inquérito policial instaurado, a PCDF visa esclarecer como a criança teve acesso ao referido desafio e identificar o responsável por sua publicação, o qual, a depender das circunstâncias, poderá responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado (através de meio que pode causar perigo comum e por ter sido praticado contra menor de 14 anos de idade), cuja pena pode alcançar os 30 anos de prisão”, informou o órgão em nota.
As autoridades médicas também alertam para a inalação desse tipo de substância, já que entra rapidamente na corrente sanguínea e pode afetar os brônquios, causando asfixia.