Faixa exclusiva para motos é aprovada por motociclistas de São Paulo

No primeiro semestre, nenhuma morte foi registrada na avenida que recebeu a primeira faixa exclusiva para motociclistas

Da redação

A categoria que move o dia a dia de São Paulo também é a que mais sofre riscos no caótico trânsito da capital. Segundo dados do Infosiga, de janeiro a junho deste ano, 194 motociclistas morreram em acidentes.

Para tentar reduzir o número de mortos, a prefeitura de São Paulo implementou a faixa azul, exclusiva para motos. Na Avenida 23 de Maio, onde o projeto-piloto aconteceu, os acidentes diminuíram.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), nenhuma morte foi registrada na Avenida 23 de Maio no segundo semestre, enquanto o número de acidentes fora da faixa é 133% maior do que dentro.

Quando o motoboy Diego Sodré caiu da moto, num acidente, a faixa ainda não tinha sido implantada. “Tem mais sinalizações, agora. Então, o motorista que me fechou poderia estar mais atento. [A faixa azul] evitaria, sim”, explicou.

Agora, a prefeitura ampliará as faixas exclusivas para motociclistas em São Paulo. Vão ser mais 4 km na Avenida Santos Dumont, zona Norte, 2 km, na Avenida Tremembé, zona Sul, e mais 8 km, na Avenida dos Bandeirantes. No total, serão mais de 17 km de faixas azuis. 

“Eu acho bem interessante. Eu acredito que a moto vai andar só ali, deixando as outras faixas mais livres”, disse o designer gráfico Caio Souza. A previsão da CET é que as novas faixas terminem de ser implementadas até o final do ano.

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