O atacante brasileiro Vinícius Júnior voltou a ser alvo de ofensas racistas por parte de torcedores rivais na Espanha. O jogador do Real Madrid foi chamado de macaco na partida contra o Mallorca, pelo Campeonato Espanhol, no último domingo (5). A equipe merengue foi derrotada por 1 a 0.
“Vinícius, macaco! Você é um p*** macaco!", diz um torcedor do Mallorca.
A TV “DAZN” flagrou os insultos racistas contra Vinícius Júnior. O brasileiro, inclusive, foi muito vaiado pela torcida rival durante todo o confronto, e ainda foi provocado pelo zagueiro Raillo, que deu o escudo do Mallorca para Vini Jr beijar. Os dois já haviam discutido no jogo entre as equipes no primeiro turno do Campeonato Espanhol, e o defensor chegou a afirmar que o atleta usa o racismo como “um coringa”.
“Vinicius que dance, mas não falte com respeito, não insulte e não menospreze os companheiros de profissão. Quando é chamado de provocador, usa o coringa do racismo”, disse Raíllo ao Diário de Mallorca, no ano passado.
A La Liga se manifestou sobre o caso e disse que vai trabalhar para identificar os responsáveis para tomar as medidas legais cabíveis.
Ataques racistas a Vini Jr são constantes
Esse é mais um ataque racista que Vinícius Júnior sofre na Espanha. O brasileiro já foi ofendido racialmente nos jogos contra Atlético de Madrid e Real Valladolid. Além disso, Vini Jr foi alvo de racismo nas redes sociais pelo zagueiro do Cádiz Iván Alejo - que fez uma postagem com emojis de macaco quando o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo para a Croácia.
No ano passado, Pedro Bravo, presidente da Associação de Empresário de Jogadores da Espanha, chegou a afirmar que as dancinhas de Vinícius Júnior nas comemorações dos gols eram “macaquices”. Recentemente, a torcida do Atlético de Madrid pendurou um boneco de Vini Jr em uma ponte antes do confronto entre as equipes pela Copa do Rei.