Enner Remberto Valencia Lastra, mais conhecido como Enner Valencia, chamou a atenção de todos que acompanharam o primeiro jogo da Copa do Mundo 2022, ao balançar as redes três vezes na vitória do Equador por 2 a 0 sobre o Catar. Mas quem é o atacante de 33 anos?
Início do Equador e destaque na Copa do Mundo de 2014
Revelado pelo Emelec, em 2010, Valencia foi um dos destaques da equipe equatoriana nas temporadas 2012 e 2013, sendo o artilheiro da Copa Sul-Americana em 2013 e campeão equatoriano no mesmo ano.
O bom momento no Equador rendeu uma transferência para o Pachuca, do México, em 2014, aonde marcou 18 gols em 25 jogos, sendo o artilheiro do Campeonato Mexicano.
Ainda em 2014, foi convocado pela seleção equatoriana para a disputa da Copa do Mundo no Brasil. O Equador caiu em um grupo com França, Suíça e Honduras, e teve Valencia como seu principal destaque, marcando três gols em três jogos, os únicos do país na competição.
Chegada na Europa
A fase artilheira e a boa atuação na Copa do Mundo chamou a atenção do West Ham, da Inglaterra e, por 12 milhões de libras, se transferiu para a equipe londrina.
Pelo West Ham, Valencia não teve muito destaque e sua passagem foi prejudicada por uma lesão no tornozelo, que o afastou dos campos por um longo período. Sem espaço no West Ham, foi emprestado para o Everton, mas não conseguiu repetir o bom futebol que teve no México.
Retorno ao México
Em 2017, Valencia foi contratado pelo Tigres e voltou ao futebol mexicano e novamente com destaque. Foi eleito o melhor jogador do Campeonato Mexicano no mesmo ano, conquistando o campeonato nacional em 2017 e 2019, além da Liga dos Campeões da Concacaf em 2020, quando se transferiu para o Fenerbahçe, sua atual equipe.
Galeria de Fotos
FOTOS: Veja as fotos primeiro dia de Copa do Mundo do Catar 1/30
Quase prisão dentro de campo
Em 2016, durante partida das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, contra o Chile, no Olímpico Atahualpa, em Quito, Enner Valencia quase foi preso durante o jogo por falta de pagamento de pensão alimentícia.
Já na parte final da partida, Valencia simulou uma contusão e pediu para ser substituído, sendo retirado do campo em uma maca e levado por uma ambulância para o hospital local.
A polícia, que já estava presente no estádio para efetuar sua prisão, ainda tentou impedir a ambulância, mas o jogador conseguiu chegar ao hospital e, enquanto esteve no local, seu advogado conseguiu chegar a um acordo para que a ordem de prisão fosse anulada.