Na vitória suada de 1 a 0 sobre a Suíça, nesta segunda-feira (28), um dos temas dos debates de público e crítica foi a ausência de Neymar e o quanto o atacante faz falta à Seleção na Copa do Mundo. O jogador, assim como o lateral-direito Danilo, se lesionou e está fora da primeira fase do Mundial. Após o jogo no estádio 974, o médico da CBF, Rodrigo Lasmar deu uma boa e uma má notícia.
A boa é que já é possível notar uma situação melhor no quadro da dupla. “A evolução vem sendo satisfatória. Dia a dia estamos acompanhando, e a gente já nota uma melhora”, declarou Lasmar na zona mista.
A má notícia – ou quase isso – é que ainda não é possível cravar o retorno de Neymar e Danilo nas oitavas de final.
“O objetivo é que eles joguem [a Copa]. É um desafio importante que nós temos. Estávamos até agora focados no jogo. Amanhã a gente volta a carga para a recuperação. Ainda é cedo para definir qualquer coisa”, completou o médico, que explicou por que Danilo esteve no estádio, e Neymar não.
Segundo Lasmar, Danilo fez tratamento na parte da manhã e foi liberado para comparecer ao jogo, mesmo sem condições. Já Neymar, de acordo com a avaliação do departamento, deveria permanecer no hotel.
“São situações diferentes, lesões diferentes, cada uma requer um tratamento. Hoje para o Neymar era melhor ficar no hotel, em um tratamento mais intensivo. O fisioterapeuta ficou com ele”, afirmou o médico.
Minutos antes do jogo começar, Neymar postou no instagram com a televisão ligada na partida contra a Suíça e mostrando o pé direito com uma proteção.
Caminhos do Brasil
Neymar e Danilo sofreram entorses no tornozelo contra a Sérvia e, a princípio, só terão condições de jogar a partir das oitavas de final – a vaga, pelo menos, já foi garantida com o triunfo sobre a Suíça. Na próxima fase, o Brasil pode pegar adversários de peso, como Uruguai ou Portugal, de Cristiano Ronaldo.
Caso avance em primeiro do Grupo G, o Brasil enfrentará o segundo do Grupo H no 5 de dezembro às 16h (horário de Brasília), no estádio 974. Se passar em segundo, pega o primeiro do Grupo H no dia 6 de dezembro, às 16h (horário de Brasília), no estádio Lusail.