O gol de Alphonso Davies sobre a Croácia já está na história do futebol canadense – e talvez da Copa do Mundo. Ao marcar logo no início do jogo no Estádio Khalifa, neste domingo (27), o jogador anotou o primeiro gol do Canadá em Copas do Mundo, após quatro jogos em branco.
Na única participação antes do Mundial do Catar, o Canadá perdeu os três jogos da primeira e não fez um gol sequer. A seleção levou cinco e foi eliminada no grupo que tinha União Soviética, França e Hungria.
No Catar, o mesmo Davies teve a chance de abrir o placar contra a Bélgica, na estreia de pênalti. O goleiro Courtois, porém, pegou a cobrança, e o Canadá foi derrotado por 1 a 0.
A seca acabou neste domingo, e com pressa. O gol contra os atuais vice-campeões mundiais saiu com apenas um minuto e sete segundos de jogo – o mais rápido da Copa do Catar até o momento.
Tajon Buchanan cruzou da direita para dentro da área. Davies se antecipou à marcação e completou de cabeça contra as redes Dominik Livakovic.
Recorde é turco
Davies nasceu na Libéria, na África, e fugiu com a família para um campo de refugiados de Gana, para depois se mudarem para o Canadá, onde se fixaram. (Leia a história completa no Blog do Guri)
Antes de Davies, o dono do recorde era o holandês Gakpo, que anotou contra o Equador, na última sexta (25), aos cinco minutos.
Davies, porém, ficou longe da marca do turco Hakan Sukur, autor do gol mais rápido em Copas: 11 segundos, contra a Coreia do Sul, em 2002.