Copa do Mundo

Jogada ensaiada do empate da Holanda contra a Argentina não é inédita em Copas

Brolin, da Suécia, marcou gol contra a Romênia em jogada bem parecida na Copa de 1994

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Koopmeiners toca rasteiro para Weghorst marcar o gol de empate da Holanda
Paul Childs/Reuters

Em um dos lances mais criativos da Copa do Mundo do Catar, a Holanda buscou um empate improvável contra a Argentina no tempo do normal do jogo desta sexta-feira (9), pelas quartas de final. Aos 56 minutos do segundo tempo, Koopmeiners, em cobrança de falta perto da área, em vez de bater para a meta argentina, surpreendeu e tocou rasteiro para Weghorst sair da barreira e marcar. 

A jogada ensaiada, que deixou tudo igual e levou a partida para a prorrogação, não é inédita em Copas.

Em 1994, Romênia e Suécia jogavam pelas quartas de final da Copa dos EUA. Aos 33 minutos do segundo tempo, uma falta é marcada a favor dos suecos perto da grande área. Schwarz se posicionou como se fosse bater aberto, mas passou direto pela bola. Então Mild se aproxima e cobra rasteiro, ao lado de Tomas Brolin.

O jogador, um dos mais talentosos daquela geração, saiu da barreira e recebeu atrás dos defensores romenos, de cara para o gol. O sueco mandou para as redes, abriu o placar e eternizou um dos momentos mais marcantes da história das Copas.

Veja o gol:

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O próprio Weghorst, que atualmente defende o Besiktas, da Turquia, fez gol semelhante há dois anos, quando jogava no Wolfsburg. O lance aconteceu em partida contra o Arminia Bielefeld. Assista:

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

A Romênia, do craque Hagi, buscou o empate e levou o jogo para a prorrogação. No tempo extra, um gol para cada lado e vaga decidida nos pênaltis. O Suécia superou os romenos nos pênaltis e avançou para pegar o Brasil na semifinal. 

Argentina x Inglaterra

Quatro anos depois, na Copa da França, a própria Argentina protagonizou lance quase semelhante: em cobrança de falta, o argentino Zanetti recebeu passe dentro da área e pegou a defesa da Inglaterra desprevenida para empatar o jogo. E o placar foi o mesmo: 2 a 2. Na ocasião, os argentinos venceram nos pênaltis e se classificaram para as quartas de final.

Nesta sexta, no Catar, a partida também foi para os pênaltis. E deu Argentina, que avançou para encarar a Croácia na semifinal da Copa.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.