Copa do Mundo Feminina

Pia admite demora em substituições e indica Brasil sem Marta após queda na Copa

Treinadora falou sobre erros de estratégia contra a Jamaica e futuro da Rainha do futebol na Seleção

Da redação

Pia Sundhague comandou a Seleção na Copa Feminina 2023
Pia Sundhague comandou a Seleção na Copa Feminina 2023
REUTERS/Hannah Mckay

Pia Sundhague concedeu entrevista após a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina 2023, nesta quarta-feira (2). A técnica assumiu a responsabilidade pela queda precoce, ainda na fase de grupos, e admitiu que demorou para mexer no empate por 0 a 0 contra a Jamaica.

Essa é sempre uma pergunta que a gente se faz [se demorou para fazer trocas], quando a gente vê que não funcionou. Algumas das situações ali no segundo tempo poderiam ter sido melhores. Quando vemos o resultado, percebemos que foi um pouco tarde - Pia Sundhague.

Em seguida, Pia também falou sobre a continuidade de Marta na Seleção. A Rainha do futebol cravou que esta foi sua última Copa.

Com a Marta não sei [o futuro], acho que ela vai continuar a jogar, mas se vai ser convidada para a Seleção, temos que ver. Vai ser difícil para a Marta continuar jogando, para ser convocada para a Seleção tem que ser melhor do que hoje e eu espero que tenha bastante opções para eu convocar - Pia.

Pia também assumiu a responsabilidade pela eliminação. Ela já tinha falado abertamente sobre ter cometido erros na derrota para a França, na segunda rodada do Grupo F.

“No final, o resultado é minha responsabilidade, mas não minha apenas. Tem a ver como a forma como trabalhamos, a nossa preparação. Eu realmente tenho que pensar se poderia ter feito diferente. Nós fizemos uma boa preparação, bons jogos e bons treinamentos. Há uma distância enorme entre o fracasso e o sucesso”, acrescentou.

Com a eliminação na Copa, o Brasil comandado por Pia Sundhage faz a pior campanha em 28 anos em Copas femininas. A última vez em que o Brasil havia sido eliminado na fase de grupos foi em 1995, quando foi o último colocado da chave com Alemanha, Suécia e Japão.

Outras respostas de Pia Sundhague

Time ficou estressado e lento

"Quando não conseguimos furar a defesa delas, acabamos ficando estressadas. E quando a gente fica estressado, acaba ficando mais lento, sem coragem."

Falta de velocidade

"Nós falhamos em duas coisas: na velocidade de jogo e no aproveitamento da largura do campo."

Tópicos relacionados