O início de Arthur Elias com resultados instáveis fez com que a seleção brasileira feminina de futebol seguisse caindo no ranking da Fifa. E, pela primeira vez em quatro anos, o time verde e amarelo ficou fora do top 10.
A representante da CBF aparece em 11º lugar na última lista do ano, anunciada nesta sexta-feira. Tal colocação não se via desde setembro de 2019.
Foram duas posições em relação à classificação anterior, divulgada há quatro meses, logo após a Copa do Mundo Feminina - as comandadas de Pia Subndhage sequer passaram da fase de grupos do torneio, e a sueca foi demitida.
Desde então, sob a gestão de Elias, o Brasil disputou cinco amistosos: em outubro, venceu o Canadá por 1 a 0, estreia do ex-corinthiano. Na revanche, perdeu por 2 a 0.
Em novembro e dezembro, em duelos contra o Japão, uma vitória por 4 a 3 na Neo Química Arena, seguida de uma derrota para as asiáticas por 2 a 0 no Morumbi.
Teve ainda uma goleada sobre a Nicarágua por 4 a 0, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
NA PONTA
A seleção espanhola assumiu pela primeira vez a liderança do ranking, graças ao título inédito da Copa do Mundo Feminina.