Por que Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil tem tudo para quebrar recordes

Dados do Google Trends mostram crescimento da Copa Feminina a partir da edição de 2019

Da redação

Por que Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil tem tudo para quebrar recordes
Sede da CBF anúncia Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
Joilson Marconne - CBF

A Copa do Mundo Feminina de 2027 vai acontecer no Brasil. O país teve a preferência em eleição na Fifa, em disputa contra uma candidatura tripla da Europa (formada por Holanda, Alemanha e Bélgica).

De acordo com dados do Google Trends, plataforma do Google que monitora buscas na internet desde 2004, a Copa Feminina no Brasil tem tudo para ser a maior da história da modalidade.

Ao que mostra a plataforma, o mundial feminino praticamente não tinha buscas antes de 2019. O torneio disputado na França, no entanto, foi um marco em visibilidade para a modalidade, e os números do Trends comprovam (confira no gráfico abaixo).

Disputada desde 1991 com organização da Fifa, a Copa Feminina viveu uma fase de consolidação na edição de 2023, realizada na Austrália e na Nova Zelândia. Isso porque o interesse visto na competição do ano passado é tão grande quanto o de 2019.

Desta forma, a tendência é que a Copa do Mundo do Brasil em 2027 quebre os recordes de buscas, interesse e audiência pelo mundo, mas especialmente entre os brasileiros, já que o país viverá intensamente o torneio.

Na proposta entregue à Fifa, o Brasil prevê o uso de dez estádios na Copa do Mundo de 2027, em dez cidades diferentes. O que deve contribuir para a “imersão” do país no torneio.

Os estádios previstos são: Beira-Rio (Porto Alegre); Neo Química Arena (São Paulo); Maracanã (Rio de Janeiro); Mineirão (Belo Horizonte); Fonte Nova (Salvador); Arena Pernambuco (Recife); Arena Castelão (Fortaleza); Arena da Amazônia (Manaus); Arena Pantanal (Cuiabá) e Mané Garrincha (Brasília).

Depois da Copa Feminina de 2023, o presidente da Fifa disse que cerca de 2 bilhões de pessoas acompanharam a competição. “Nos países-sede, tivemos quase 2 milhões de espectadores nos estádios, estádios cheios por todos os lados e, em todo o mundo, 2 bilhões de pessoas assistindo”, disse Gianni Infantino.

A seguir, veja números da Copa do Mundo Feminina de 2023 e por que o Brasil tem tudo para quebrar os recordes em 2027.

Números da Copa do Mundo Feminina 2023

  • Quase 2 milhões de torcedores assistiram aos jogos in loco, segundo a Fifa. No total, foram 1.978.274 pessoas nos estádios, um novo recorde da competição.
  • Em todo o mundo, 2 bilhões de pessoas acompanharam a Copa, também um novo recorde, de acordo com a Fifa.
  • 163 gols foram marcados na Copa, superando de longe a melhor marca anterior: 146 bolas na rede, tanto no Canadá, em 2015, quanto na França, em 2019.
  • As plataformas digitais da Fifa receberam mais de 50 milhões de visitantes ao longo do torneio – um aumento de 130% em relação à França-2019.
  • Os Fifa Fan Festival também receberam bastante público: 770 mil pessoas passaram pelos locais montados pela entidade para acompanhar os jogos. Os eventos acontecem na rua, são gratuitos e contam com telões gigantes que exibem as partidas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais