Copa do Mundo Feminina

Ministra do Esporte elogia "estreia perfeita" do Brasil na Copa do Mundo

Ana Moser destacou postura "solta" das atletas brasileiras e pontuou a constante evolução do futebol feminino

Da Redação

Ary Borges, que marcou três gols na estreia do Brasil na Copa, comemora um de seus tentos
Ary Borges, que marcou três gols na estreia do Brasil na Copa, comemora um de seus tentos
Thais Magalhães/CBF

A ministra do Esporte, Ana Moser, concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews TV na manhã desta segunda-feira (24) e aproveitou para elogiar a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino.

A chefe da pasta esportiva, ex-atleta de vôlei e medalhista olímpica, ressaltou que toda estreia em competições de projeção mundial conta com alto grau de nervosismo. Segundo Moser, o um primeiro jogo contra um adversário tecnicamente inferior - caso do Panamá, que perdeu para o Brasil por 4 a 0 - impõe uma pressão ainda maior nas atletas.

"Espera-se que jogue bem e que se goleie. Essa era a expectativa geral do público e as jogadoras sentem tudo isso. É sempre uma etapa importante a se superar e a seleção jogou bem, jogou solto. Foi uma festa completa, uma estreia perfeita dentro do esperado."

Evolução do futebol feminino

Moser também pontuou a melhora da modalidade e afirmou que o futebol feminino avançou no planeta de maneira geral. Para que haja continuidade, a ministra do Esporte afirmou que há uma estratégia traçada para melhorar o ambiente do futebol feminino.

"Estamos desenvolvendo uma estratégia para melhorar calendário, contratos, temporada, metodologia e escolas de futebol."

De acordo com a gestora, na Austrália e na Nova Zelândia - cidades sedes da Copa do Mundo de futebol feminino -, há um retorno de US$ 7 para cada US$ 1 investido na categoria. Com isso, é esperado que o desenvolvimento do futebol feminino possa resultar numa "melhoria do esporte" e no "avanço da presença da mulher na sociedade".

Vitória brasileira

Na manhã desta segunda-feira (24), o Brasil derrotou o Panamá por 4 a 0. Com três gols de Ary Borges - que se emocionou com seu desempenho - e um de Bea Zaneratto, a seleção se consolidou como líder isolado do Grupo F após França e Jamaica empatarem em 0 a 0. O próximo jogo do Brasil na Copa acontecerá no próximo sábado (29), às 7h, em jogo contra a seleção francesa.

Tópicos relacionados