A Fifa anunciou neste sábado (26) a suspensão provisória do presidente da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), Luis Rubiales. A punição tem duração de 90 dias.
O dirigente foi afastado do cargo após dar um beijo na boca da jogadora Jennifer Hermoso após a conquista da Espanha na Copa do Mundo feminina 2023. A atleta alega não ter consentido com o gesto de Rubiales.
“O presidente do Comitê Disciplinar da Fifa, Jorge Ivan Palacio, utilizando os poderes conferidos pelo artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA (CDF), concordou hoje em suspender provisoriamente o senhor Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol a nível nacional e internacional. Esta suspensão, que entrará em vigor a partir de hoje, se estende por um período inicial de 90 dias, e enquanto tramitar o processo disciplinar aberto por esta Comissão Disciplinar contra o senhor Luis Rubiales na quinta-feira, 24 de agosto”, informou a entidade máxima do futebol em nota.
A entidade ainda determinou que Rubiales não entre em contato com Hermoso durante o período de afastamento. A determinação inclui contatos mediante terceiros.
“Da mesma forma, o presidente do Comitê Disciplinar da Fifa, a fim de preservar, entre outros fatores, os direitos fundamentais da jogadora da seleção nacional de futebol Jennifer Hermoso e a boa ordem do procedimento disciplinar que tramita perante este órgão disciplinar, emitiu duas diretrizes adicionais (artigo 7 CDF) pelas quais ordena ao senhor Luis Rubiales que se abstenha, através dele ou de terceiros, de contatar ou tentar entrar em contato com a jogadora profissional da seleção espanhola. Da mesma forma, a RFEF e seus dirigentes ou funcionários, diretamente ou por meio de terceiros, são obrigados a abster-se de contatar a jogadora profissional da seleção espanhola, senhora Jennifer Hermoso, ou seu ambiente próximo”, diz a fifa.
Segundo a Fifa, Luis Rubiales já foi comunicado neste sábado a respeito da decisão. A RFEF e a Uefa também foram acionadas pela entidade máxima do futebol mundial.
“O Comitê Disciplinar da Fifa não fornecerá mais informações sobre este procedimento disciplinar até que seja tomada uma decisão final sobre o mesmo. A Fifa reitera o seu compromisso absoluto com o respeito pela integridade de todas as pessoas e, portanto, condena com o maior vigor qualquer comportamento em contrário”, conclui a nota.