Eliminado! Após dez anos e restando uma rodada para o fim, o Corinthians volta a ser desclassificado na fase de grupos do Campeonato Paulista. O feito, entretanto, não é inédito. Em outras duas vezes na história o Timão acabou dando adeus mais cedo do que o esperado no estadual: a primeira em 2004 e a segunda em 2014.
A eliminação em 2024 veio de maneira dramática neste sábado (2). Após vencer o Santo André com um “gol heroico” nos acréscimos e ver o Mirassol perder para a Portuguesa, o Corinthians caiu devido à vitória da Inter de Limeira contra o Ituano.
Com o ex-treinador Mano Menezes no comando por grande parte da competição, o Timão igualou a sua segunda pior sequência da história no estadual desde 1987: cinco derrotas seguidas, além da queda de tabu de invencibilidade para o rival São Paulo no novo estádio.
No total, o treinador gaúcho acabou demitido do comando técnico da equipe na sexta rodada após revés por 3 a 1 diante do Grêmio Novorizontino, na Neo Química Arena.
Sem levantar troféu desde 2019, o último conquistado pelo clube do Parque São Jorge foi justamente o Campenato Paulista. Na ocasião, a equipe comandada por Fábio Carille fazia história e completava o tricampeonato estadual batendo o mesmo Tricolor Paulista, em final terminada no agregado de 2 a 1 para o Timão.
Mesmo que eliminado, o Corinthians ainda terá de viajar para enfrentar o Água Santa em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da competição. A partida diante da equipe de Diadema acontece no Estádio 1º de Maio, do São Bernardo, às 16h deste domingo (10).
Com a precoce eliminação, o calendário do Timão agora segue focado na segunda fase da Copa do Brasil, diante do São Bernardo além da estreia na Copa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro.
O confronto pela copa nacional diante da equipe do interior paulista acontece na segunda semana de abril, na quinta-feira (14), no mesmo Estádio 1º de Maio, em São Bernardo. A equipe de António Oliveira segue viva na competição após bater o Cianorte, no Paraná, na primeira fase por 3 a 0 com gols de Romero (2) e Wesley.
Enquanto a estreia pelo Campeonato Brasileiro está datada para acontecer no dia 13 de abril, sábado, diante do Atlético-MG comandado por Felipão na Neo Química Arena. O horário do duelo ainda não foi definido.