A corrida de abertura da temporada 2024 da Fórmula 1, no Grande Prêmio do Bahrein, foi palco de um dos primeiros desentendimentos entre piloto e equipe neste ano. No caso, uma desavença entre Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, titulares da Racing Bulls.
Na volta de número 52, o piloto japonês recebeu uma ordem para trocar de posição com seu companheiro de equipe. Tsunoda estava em 13º, e Ricciardo na 14ª posição. Ao ouvir a ordem, Yuki demonstrou insatisfação.
"Estão de brincadeira comigo?", questionou.
À revelia, Yuki Tsunoda obedeceu a ordem e cedeu a posição a Daniel Ricciardo. No entanto, três voltas depois, voltou a reclamar com sua equipe.
"Ele [Ricciardo] precisa acelerar", disse Tsunoda. "Entendido, Yuki. Apenas faça o seu melhor", respondeu a Racing Bulls pelo rádio.
"Ele não é rápido, ele não é nem um pouco rápido", retrucou o piloto japonês. "Estamos de olho", completou o engenheiro.
Ricciardo terminou a corrida à frente de Tsunoda, respectivamente em 13º e 14º lugares. Assim que os dois cruzaram a linha de chegada, o japonês mergulhou o carro em direção a Ricciardo e fez um 'break test' (uma freada repentina) à frente. Depois, realizou uma ultrapassagem bem próxima do carro do australiano, que se irritou com o perigo.
Questionado sobre o acidente após a prova, Ricciardo disse não ter entendido a ação de Tsunoda.
“Fui para o rádio e tentei permanecer numa boa. (Foi) um pouco de imaturidade, digamos”, afirmou o australiano. “Estou sendo muito sensato neste momento, mas vamos chamar de imaturidade.”
O australiano disse compreender a frustração de Tsunoda com a ordem da equipe. “Mas sejamos honestos, isto é algo que conversamos a respeito antes da corrida”, completou.