Brasil não perde uma estreia de Copa desde 1934; veja curiosidades

Maior goleada do Brasil em estreias foi em 1954; em 1978, juiz acabou o jogo quando Zico faria o gol da vitória

Paulo Guilherme Guri

Na Copa de 2018, Brasil estreou com empate com a Suíça por 1 a 1
Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação

O Brasil estreia na Copa do Mundo de 2022 nesta quinta-feira (24) no jogo contra a Sérvia, a partir das 16h (de Brasília). Desde 1934 o Brasil não perde em um jogo de estreia em Mundial. A primeira partida também revela curiosidades e tendências do time ao longo do campeonato. Veja dez curiosidades:

1930 - Derrota na estreia das estreias

  1. A Sérvia fazia parte da antiga Iugoslávia, primeiro rival do Brasil em uma Copa do Mundo. Foi em 1930, no Uruguai. A Iugoslávia venceu o Brasil em sua estreia em Copas do Mundo: 2 a 1. 
  2.  

1934 - Oi e tchau, Brasil!

A Copa do Mundo de 1934 começava já na oitavas-de-final com um mata-mata. O Brasil perdeu para a Itália por 2 a 1 e foi eliminado.

1938 - Vitória com gol de meia

O Brasil estreou na Copa de 1938 vencendo a Polônia por 6 a 5, na prorrogação. O atacante Leônidas da Silva marcou três gols - o último ele perdeu a chuteira e marcou jogando só de meia.

1954 - A maior goleada

A maior goleada do Brasil em um jogo de estreia foi os 5 a 0 da Seleção no jogo contra o México na Copa de 1954. Baltazar, Didi, Pinga (2) e Julinho Botelho marcaram.

1958 - Sem Garrincha e Pelé

Na Copa de 1958, na Suécia, Garrincha e Pelé não jogaram a partida de estreia. O Brasil venceu a Áustria por 3 a 0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos.

1962 - O único jogo com Pelé inteiro

A estreia diante do México na Copa de 1962, com vitória do Brasil por 2 a 0, foi a única partida em que Pelé jogou inteiro. O camisa 10 se machucou no jogo seguinte, contra a Checoslováquia, e ficou de fora do restante da Copa.

1966 - Vitória da ilusão

O Brasil venceu a Bulgária por 2 a 0, gols de Pelé e Garrincha, e chegou a sonhar com uma campanha rumo ao tri. Pura ilusão. A Seleção perdeu as partidas seguintes contra Hungria e Portugal e foi eliminado na fase de grupos.

1978 - Gol anulado pelo apito final

Na Copa de 1978, o Brasil estreou com um empate por 1 a 1 com a Suécia. A Seleção fez um gol no último lance da partida, uma cobrança de escanteio e gol de Zico, de cabeça. Mas o árbitro invalidou o lance alegando que encerrou o jogo assim que o escanteio foi cobrado. Um absurdo!

1982 - Frango e golaços

O Brasil do técnico Telê Santana estreou na Copa de 1982 enfrentando a União Soviética. O time levou um susto quando o goleiro Waldir Peres levou um frango ao não conseguir segurar o chute de Andreij Bal. Mas, no segundo tempo, a Seleção virou o jogo com dois golaços, de Sócrates e Eder.

1998 - Gol relâmpago

Na Copa de 1998, o Brasil venceu a Escócia na estreia por 2 a 1. Foi também o jogo de abertura daquele Mundial disputado na França. O volante César Sampaio fez o primeiro gol do Brasil aos 4 minutos de jogo, o mais rápido das partidas de abertura.

2002 - Sufoco, ajuda do juiz e teatro

O Brasil ganhou da Turquia na sua primeira partida na Copa de 2002. O jogo foi difícil, os turcos deram um sufoco no primeiro tempo e saíram na frente com um gol de Hakan Sas. O Brasil empatou com Ronaldo e no final do jogo teve uma falta sofrida por Luizão fora da área que o árbitro marcou como pênalti. Rivaldo marcou. Em seguida, o camisa 10 deu vexame fingindo ter sido atingindo com uma bolada no rosto.

2006 - Brilho fugaz de Kaká

Kaká tinha tudo para brilhar na Copa de 2006, mas ficou apenas no gol solitário que deu a vitória do Brasil sobre a Croácia na partida de estreia. O “Quadrado Mágico” com Kaká, Adriano, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho fracassou.

2014 - Vitória na Arena Corinthians

Na segunda Copa realizada no Brasil, a Seleção derrotou a Croácia na Arena Corinthians por 3 a 1, com dois gols de Neymar e um de Oscar. A Croácia tinha feito primeiro com um gol contra de Marcelo.

2018 - Empate na última Copa

O Brasil empatou no jogo de estreia na Copa de 2018: 1 a 1 com a Suíça. Philippe Coutinho fez o gol da Seleção e Zuber empatou para os suíços. A Suiça será o segundo adversário do Brasil na Copa de 2022.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.