Lojas do Catar entraram no espírito da Copa do Mundo e lançaram uma “versão brasileira” do traje usado pelos homens árabes. Uma loja que fica no metrô da cidade de Doha, capital do país da Copa, colocou na vitrine um manequim vestindo a kandura ou thobe, como é conhecida a vestimenta dos homens muçulmanos, além do lenço na cabeça e a cordinha. Tudo em verde e amarelo. Você conhece os elementos que compõem esse traje? Vamos lá:
Kandura
Também chamada de kandoora, thobe ou dishdasha, é a vestimenta do homem árabe, uma túnica feita de algodão, com mangas compridas e uma extensão para cobrir todo o corpo, é usada para não marcar o corpo e como sinal de modéstia, uma vez que todos se vestem do mesmo jeito. Tem colarinho, botões e em alguns países pode ter bolso e uma cordinha para fechar o colarinho.
Ghutra
Também chamado de Guthra ou Gutra, é o lenço na cabeça usado pelos homens, feito de algodão, tem origem beduína, usado para proteger do calor. Em geral são brancos, mas alguns homens também usam em vermelho e branco ou preto e branco. A maneira de amarrar pode mudar conforme o status e importância da pessoa. No Catar, a Ghutra branca indica pureza, a vermelha e branca representa o patriotismo, e a preta e branca indica liberdade.
Gahfiya
Também chamada de Ghafiya, Tagiya ou Gafirah, é uma espécie de ouca branca usada para prender o cabelo dos homens e manter o Ghutra no lugar.
Agal
Também chamada de igal ou ogal, é a cordinha usada para prender o lenço na cabeça feita de lã de camelo ou de ovelha tramada. Dizem que os beduínos usavam a corda para amarrar os pés dos camelos para eles não fugirem.
Cirwall
É a calça larga usada por baixo da kandura, feita de algodão, que deu origem a palavra “ceroula”.