Nyck de Vries pode voltar à Fórmula E, categoria da qual foi campeão na temporada 2020/2021. A informação foi publicada nesta terça-feira (18) pelo site The Race.
Dispensado pela AlphaTauri após dez corridas na Fórmula 1, De Vries é cotado para uma vaga de titular na Nissan na temporada 2023/2024 da categoria elétrica. Na F1, o holandês não chegou a somar pontos, tendo como melhor resultado o 12º lugar no GP de Mônaco.
Segundo o site, De Vries pode chegar para ocupar a posição que pertence atualmente a Norman Nato. O francês está em sua primeira temporada na Nissan, depois de passar por Venturi (2020/2021) e Jaguar (2021/2022).
A troca de pilotos, no entanto, não é certa. A publicação afirma ainda que a equipe francesa sonda ainda a contratação do britânico Oliver Rowland, dispensado da Mahindra na reta final da temporada para dar lugar ao espanhol Roberto Merhi.
O chefe de equipe da Nissan, Tommaso Volpe, afirmou apenas que o fim de semana da equipe no E-Prix de Roma “foi forte”, com direito ao segundo lugar de Nato na segunda corrida do fim de semana. O dirigente não comentou rumores sobre os pilotos.
Nyck de Vries disputou três temporadas na Fórmula E, todas pela Mercedes. Foi o 11º colocado em 2019/2020, campeão em 2020/2021 e nono colocado em 2021/2022.
‘Situação difícil’
Em entrevista ao podcast F1 Nation publicada nesta terça-feira (18) pelo site oficial da Fórmula 1, o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, descreveu a “situação difícil” que Nyck de Vries vivia na AlphaTauri desde a chegada.
“Havia uma expectativa alta sobre ele porque, ainda que não tivesse experiência na Fórmula 1, ele era obviamente um piloto muito experiente”, disse. “Acho que havia a sensação geral que de Nyck não estava alcançando os objetivos.”
Diante deste cenário, a Red Bull e a AlphaTauri começaram a avaliar as opções que tinham. Daniel Ricciardo, piloto de testes da Red Bull, virou o plano A.
“Da perspectiva da Red Bull, a opção mais interessante para mim era ver como Daniel se desempenhava. Então, a decisão foi tomada. Tudo aconteceu muito rápido”, disse Horner, que indicou que a confirmação da vaga do australiano veio durante os testes de pneus da última terça-feira (11), em Silverstone.
Ainda de acordo com o dirigente, o responsável por comunicar o holandês sobre a dispensa foi Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull e responsável direto pelas contratações de pilotos das equipes do conglomerado liderado pela marca de energéticos.
“Helmut falou com ele e, vocês sabem, foi ele quem obviamente recrutou ele. Foi ele quem conversou com Nyck por volta da volta 11 do teste, eu acho.”