Nick Cassidy foi o protagonista do fim de semana do E-Prix de Berlim. Com uma vitória na primeira corrida e um segundo lugar na segunda, o neozelandês da Jaguar reassumiu a liderança do campeonato de pilotos na temporada 2023/2024 da Fórmula E.
A vitória na segunda corrida ficou com o português António Félix da Costa, da Porsche. Os brasileiros tiveram desempenho apagado no fim de semana. Lucas di Grassi (ABT Cupra) e Sérgio Sette Câmara (ERT) não pontuaram.
A etapa foi marcada por várias mudanças no grid em virtude da disputa das 6 Horas de Spa-Francorchamps, que atraiu diversos pilotos. Na Envision, Sébastien Buemi e Robin Frijns deram lugar a Paul Aron e Joel Eriksson. Nico Müller (ABT) e Nyck de Vries (Mahindra) foram substituídos respectivamente por Kelvin van der Linde e Jordan King.
Curiosamente, por questões de contrato, Norman Nato marcou presença na Fórmula E, desfalcando a equipe Jota na Bélgica – e viu o time vencer a prova. Na McLaren, Taylor Barnard correu no lugar de Sam Bird, mas por causa de uma lesão sofrida pelo titular no E-Prix de Mônaco.
Mortara é pole no sábado
A pole position para a corrida do sábado (11) ficou com Edoardo Mortara. Na final do qualifying, o suíço da Mahindra marcou 1:01.741 e levou a melhor sobre a Penske do belga Stoffel Vandoorne, seu rival na decisão, que fez 1:02.008.
Em um grid cheio de pilotos novatos, os brasileiros fizeram valer a experiência e conquistaram boas posições de largada. Sérgio Sette Câmara conquistou o quarto lugar do grid, atrás da Penske de Jean-Éric Vergne. Lucas di Grassi avançou ao mata-mata e ficou com a oitava posição.
Primeira prova tem disputa parelha; Cassidy vence
A primeira prova do fim de semana foi marcada por paralisações provocadas pelos abandonos de Joel Eriksson (Envision) e Maximilian Günther (Maserati), que provocaram bandeiras amarelas e mantiveram os carros sempre parelhos. Assim, a briga pela vitória e pelo pódio foi intensa até o final.
No fim, a vitória ficou com Nick Cassidy, da Jaguar. Jean-Éric Vergne, da Penske, e Oliver Rowland, da Nissan, completaram o pódio.
Entre os brasileiros, Sérgio Sette Câmara chegou a assumir o terceiro lugar na primeira volta, mas perdeu rendimento e terminou apenas na 16ª colocação. Já Lucas di Grassi rodou após ser tocado a precisou abandonar na volta 24.
Dennis conquista pole no domingo
Na disputa pela pole position da segunda corrida do fim de semana, Jake Dennis se deu bem no duelo contra Nick Cassidy: o britânico da Andretti marcou 1:01.819 na decisão, enquanto o neozelandês da Jaguar fez 1:02.050 e ficou com a segunda posição.
As equipes repetiram as posições na segunda fila, com Norman Nato (Andretti) em terceiro e Mitch Evans (Jaguar) em quarto. Na sequência, vieram Stoffel Vandoorne (Penske), Maximilian Günther (Maserati), Pascar Wehrlein (Porsche) e Edoardo Mortara (Mahindra).
Os brasileiros, desta vez, tiveram desempenhos apagados. Lucas di Grassi conquistou o 12º lugar com a ABT, enquanto Sérgio Sette Câmara foi o 15º a bordo da ERT.
Da Costa vence segunda corrida
A vitória na segunda corrida do fim de semana ficou com António Félix da Costa. Foi a primeira vitória do português da Porsche desde o E-Prix da Cidade do Cabo na temporada 2022/2023.
A corrida foi marcada mais uma vez por uma intensa disputa entre as primeiras posições. No fim, Da Costa assumiu a liderança na 34ª volta, de um total de 41, ao ultrapassar Mitch Evans. O neozelandês da Jaguar ainda errou no fim e terminou em sexto.
Compatriota e companheiro de Evans na Jaguar, Nick Cassidy terminou em segundo lugar. A terceira posição ficou com Oliver Rowland, que largou apenas na 16ª posição.
Os brasileiros novamente tiveram desempenho discreto. Lucas di Grassi cruzou a linha de chegada em 11º, enquanto Sérgio Sette Câmara foi o 13º colocado.
Classificação da Fórmula E
Com os resultados das provas de Berlim, Nick Cassidy reassumiu a liderança do campeonato, que havia perdido no E-Prix de Tóquio. António Félix da Costa foi a 59 pontos com a vitória, em oitavo lugar.
Confira a classificação:
- 1. Nick Cassidy (NZL/Jaguar): 140 pontos
- 2. Pascal Wehrlein (ALE/Porsche): 124 pontos
- 3. Oliver Rowland (GBR/Nissan): 118 pontos
- 4. Jake Dennis (GBR/Andretti): 102 pontos
- 5. Mitch Evans (NZL/Jaguar): 97 pontos
- 18. Sérgio Sette Câmara (BRA/ERT): 11 pontos
- 23. Lucas di Grassi (BRA/ABT Cupra): 1 ponto
Próxima etapa da Fórmula E
A Fórmula E volta às pistas com o E-Prix de Xangai, entre os dias 25 e 26 de maio. Será a segunda das quatro rodadas duplas que encerram a temporada. Você assiste às provas mais uma vez no Band.com.br.
Marque na agenda!
Na segunda-feira (13), a Fórmula E realiza mais um teste de novatos na temporada, com três brasileiros na pista: Caio Collet (Nissan), Felipe Drugovich (Maserati) e Enzo Fittipaldi (Jaguar).