O segundo lugar na primeira corrida do E-Prix de Londres, no último sábado (29), foi suficiente para dar a Jake Dennis o título da temporada 2022/2023 da Fórmula E. No dia seguinte, o terceiro lugar da segunda corrida serviu para coroar o desempenho do britânico da Andretti.
Vencedor do E-Prix da Cidade do México que abriu a temporada, Dennis teve um campeonato de altos e baixos. Chegou a passar quatro corridas seguidas sem pontuar, mas encaixou cinco pódios consecutivos na sequência. Não foi quem teve mais vitórias, mas acabou beneficiado pela regularidade.
Aos 28 anos, Jake Dennis tem agora o principal título da carreira nas pistas. Mas o currículo do britânico conta ainda com um professor renomado, disputas contra rivais bem conhecidos e até experiências em uma equipe de Fórmula 1. Confira:
Rival de Ayrton Senna foi professor de kart
Jake Dennis foi campeão britânico de kart em 2010 na categoria júnior. Naquela época, era treinado por Terry Fullerton, considerado um dos grandes nomes da modalidade no fim da década de 1970. Entre 1978 e 1980, Fullerton foi companheiro de Ayrton Senna na equipe italiana DAP em campeonatos britânicos, europeus e mundiais.
Os dois desenvolveram uma rivalidade acirrada, que valeu resultados importantes: Fullerton foi campeão europeu (1978) e britânico (1978 e 1980), enquanto Senna foi vice-campeão mundial (1979 e 1980). No fim, o brasileiro seguiu carreira em carros, enquanto Fullerton sempre permaneceu nos karts, aposentando-se das pistas em 1984.
Primeiros carros, primeiros títulos
Campeão no kart em 2010, Jake Dennis fez a transição para carros em 2011. E não decepcionou.
No primeiro ano, disputou a InterSteps, uma categoria que teve curta duração, e foi campeão. Em 2012, foi para a Fórmula Renault 2.0 NEC, e também faturou o título.
Correndo contra Max Verstappen
Dennis chegou à antiga Fórmula 3 europeia em 2014, correndo pela equipe Carlin. Não brilhou, mas pegou três pódios e terminou o ano em nono lugar. Em 2015, agora pela Prema, a situação foi melhor, terminando em terceiro lugar no campeonato.
Naquelas duas temporadas, o britânico dividiu o grid com nomes bastante conhecidos. Em 2014, foi adversário de Max Verstappen, Esteban Ocon e Nicholas Latifi. Em 2015, correu contra Lance Stroll, Charles Leclerc, George Russell, Pietro Fittipaldi, Alexander Albon e Maximilian Günther. Nos dois anos, foi rival de Nick Cassidy, Sergio Sette Câmara, Antonio Giovinazzi e Tatiana Calderón.
Ampliando horizontes
Jake Dennis correu a antiga GP3 em 2016 e voltou a disputar provas da Fórmula 3 europeia em 2017. Ao mesmo tempo, passou a correr provas de turismo e de resistência. Em 2016, disputou as 6 Horas de Spa e as 24 Horas de Le Mans. Em 2019, correu a temporada completa da DTM. Os resultados foram discretos.
Na temporada 2020/2021, chegou à Andretti para disputar a Fórmula E. Mesmo assim, eventualmente ainda disputa provas de endurance – em 2023, participou das 24 Horas de Nurburgring.
Jake Dennis na Red Bull
Não veremos Jake Dennis correndo pela Red Bull na Fórmula 1, mas o britânico é contratado da equipe austríaca desde 2018 como piloto de desenvolvimento, trabalhando principalmente no simulador da equipe para buscar dados.
Mas isso não quer dizer que o britânico não tenha andado de F1. Em 2018, participou de testes com o time em duas ocasiões. Além disso, é visto em exibições da marca.