Fórmula E

Formula E se torna a 4ª maior categoria de automobilismo em números de fãs

Fanbase da categoria aumentou em 17% na temporada 2023 e chegou a 344 milhões de fãs, ultrapassando a americana Nascar

Da redação

Largada do E-Prix de SP de Fórmula E
Largada do E-Prix de SP de Fórmula E
Fórmula E/Divulgação

A Fórmula E anunciou, nesta terça-feira (3), um crescimento recorde de 17% em sua fanbase na temporada de 2023, atingindo a marca de 344 milhões de fãs. Com isso, a FE ultrapassou a Nascar e se tornou a quarta maior categoria de automobilismo, em número de espectadores. 

Mais de 225 milhões de espectadores assistiram às corridas de Fórmula E ao vivo durante a 9ª temporada, um aumento de 4% em relação à temporada anterior. A China e os EUA, além dos novos mercados de corrida do Brasil, Índia e África do Sul, tiveram aumentos significativos nas visualizações de corridas ao vivo.  Alemanha e os EUA foram os mercados que mais cresceram em termos de fanbase, com um aumento de 45% e 30%, respetivamente.

A 9ª temporada do Campeonato Mundial da Fórmula E teve 16 corridas e contou com a estreia do GEN3 – o carro de corrida elétrico mais rápido, mais leve, mais potente e eficiente já construído.

Novos fãs sintonizaram a Fórmula E à medida que a competição pelos títulos mundiais de Pilotos e Equipes se intensificava. A disputa na pista viu os recordes de desempenho serem quebrados enquanto os 22 pilotos de 11 equipes do mundial levavam o GEN3 ao limite.

O piloto da equipe Avalanche Andretti Fórmula E, Jake Dennis, venceu a primeira corrida da era GEN3 na Cidade do México antes de conquistar seu primeiro título do Campeonato Mundial na penúltima corrida da temporada, com outros três pilotos ainda na disputa indo para a última rodada dupla do campeonato disputando o título.

O Campeonato Mundial de Equipes foi decidido na corrida final, quando Nick Cassidy venceu pela Envision Racing, à frente de Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, que terminou em segundo na busca pelo título de equipes. Cassidy correrá ao lado de Evans pela Jaguar TCS Racing na 10ª temporada.

“Estamos no bom caminho para estabelecer a Fórmula E como o esporte motorizado mais emocionante e inovador para os fãs, além de ser o mais sustentável do mundo. Nossas equipes e pilotos superaram todas as expectativas de um ano atrás para pegar o GEN3 e levá-lo além do que todos pensávamos ser possível. Como resultado, o valor de entretenimento das corridas de Fórmula E está fora de escala, o que atrai mais fãs e telespectadores do que nunca. Estamos empenhados em aproveitar esse impulso e desenvolver novas formas de apresentar os nossos eventos de corrida para aumentar a base de fãs e o público ainda mais rapidamente., afirma Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

A temporada 2024 da Fórmula E

A organização da Fórmula E divulgou o calendário para a próxima temporada da categoria. A primeira corrida será realizada no sábado, dia 13 de janeiro de 2024, com a prova de abertura na Cidade do México. Antes, entre os dias 23 e 27 de outubro deste ano, acontece a pré-temporada em Valência, na Espanha. 

A corrida no Brasil será realizada em São Paulo no dia 16 de março e será a sexta etapa da temporada. Ainda outras três datas serão definidas pela organização da categoria e divulgadas posteriormente. 

Tópicos relacionados