A Abt terá uma substituição no ePrix de Diriyah (Arábia Saudita), com corridas marcadas para os dias 27 e 28 de janeiro: Kelvin van der Linde assume o carro de Robin Frijns, que se machucou em um acidente logo na primeira volta do ePrix da Cidade do México.
Com uma fratura na mão, Frijns precisou passar por uma cirurgia já no domingo (14), horas após a prova. A equipe alemã, que informou a substituição nesta quarta-feira (18), ainda não divulgou um prazo para o retorno.
Sem o holandês, a Abt agiu rapidamente e escalou Van der Linde para a vaga a partir da rodada dupla na Arábia Saudita. O sul-africano já correu pela equipe na DTM em 2021 e 2022.
“Kelvin é parte da família Abt há anos em diversos papéis. Ele tem se envolvido desde o começo de nosso projeto de retorno (na temporada 22/23), e já era pretendido como piloto reserva desde o começo. Então, ficou imediatamente claro para nós que ele substituiria Robin”, disse Thomas Biermaier, diretor administrativo da equipe.
“Estamos em constante contato com Robin e desejamos a ele uma rápida recuperação. Embora todo mundo no time sinta muito a falta dele, estamos dando a ele o tempo que for necessário para uma plena recuperação da lesão. Essa é nossa prioridade absoluta”, declarou também.
Embora a presença de Van der Linde tinha sido comunicada apenas na quarta, o time deixou claro que o sul-africano já estava ciente desde o domingo que assumiria o posto. O fato de morar na cidade de Kempten, onde fica a sede da Abt, ajudou – desde o final de semana, o piloto tem trabalhado no simulador do time alemão em busca de dados.
“Competir na Fórmula E é um sonho para mim - mas, é claro, eu gostaria que as circunstâncias de minha estreia fossem diferentes. Sinto muito por Robin e espero que ele esteja bem de novo rapidamente”, disse o substituto. “Estou feliz com a confiança e o desafio. Agora tenho alguns longos dias pela frente e, então, farei o melhor para substituir Robin da melhor maneira possível.”