A Mahindra anunciou nesta quarta-feira (27) as contratações de Nyck de Vries e Edoardo Mortara para a décima temporada da Fórmula E. De acordo com o comunicado da equipe, os pilotos permanecerão pelo menos por duas temporadas.
De Vries, que foi demitido da AlphaTauri na Fórmula 1, volta à F-E, categoria na qual disputou três campeonatos entre 2019 e 2022, todos pela Mercedes. Na temporada 2020/2021, o holandês foi campeão.
Em 2022, De Vries estreou na Fórmula 1 pela Williams como substituto de Alexander Albon no GP da Itália, e surpreendeu com um nono lugar. Em alta, foi especulado em várias equipes, fechando com a AlphaTauri para substituir Pierre Gasly em 2023. No entanto, após dez corridas sem pontuar, foi dispensado e substituído por Daniel Ricciardo.
“É muito empolgante fazer parte de uma grande fabricante automotiva como a Mahindra e representa-la na Fórmula E”, comemorou De Vries. “Voltar à Fórmula E é como voltar para casa. Fui parte da família da Fórmula E por três temporadas, conheço todo mundo muito bem. Estou ansioso para voltar a um ambiente familiar e para voltar a um lugar onde sempre curti pilotar.”
O holandês terá como companheiro o suíço Edoardo Mortara, que vai para a sétima temporada na categoria. Mortara passou cinco temporadas na Venturi e correu em 2023 pela Maserati, surpreendendo ao deixar o time nas últimas semanas. No principal momento, foi vice-campeão da temporada 2020/2021, perdendo o título para o próprio De Vries.
“Estou muito animado por fazer parte da Mahindra Racing. É uma equipe que eu tenho observado por vários anos, que tem estado na Fórmula E desde o começo do campeonato, então há muita experiência por aqui”, celebrou o suíço.
Na temporada 2022/2023, a Mahindra contou com o brasileiro Lucas di Grassi e com o britânico Oliver Rowland, que foi substituído pelo espanhol Roberto Merhi na segunda metade do campeonato. O time terminou apenas na 10ª posição entre as 11 equipes participantes, com 41 pontos. Di Grassi deve anunciar o futuro em breve, enquanto Rowland foi para a Nissan. Merhi em futuro indefinido.
“Estou muito feliz de dar as boas-vindas a Edo e Nyck à família Mahindra Racing. Como equipe, estamos todos embarcando em uma jornada para trazer a Mahindra Racing de volta ao pelotão da frente do grid nos próximos anos”, afirmou o CEO da Mahindra Racing, Frédéric Bertrand.
Na Mahindra, a grande expectativa da décima temporada da F-E é pela volta por cima nos resultados, já que o próprio time reconheceu em comunicado “um difícil começo nas novas regras do Gen3 na temporada nove”. Os carros da operação indiana devem apresentar um novo visual no E-Prix da Cidade do México, em 13 de janeiro.
“Acho que não é segredo que o time teve um começo difícil com o Gen3, embora tenha havido sinais positivos de melhoria durante a segunda metade da temporada. Acredito que a equipe pode continuar a se construir a partir desses ensinamentos e, com mudanças adicionais e planos em marcha para o futuro, podemos dar passos ainda maiores à frente em desempenho no começo desta nova jornada juntos”, analisou De Vries.
Confira o grid da temporada 2023/2024 da Fórmula E até aqui:
- Andretti: Jake Dennis (GBR) // Norman Nato (FRA)
- Envision: Robin Frijns (HOL) // Sébastien Buemi (SUI)
- McLaren: Jake Hughes (GBR) // Sam Bird (GBR)
- Jaguar: Mitch Evanz (NZL) // Nick Cassidy (NZL)
- Nissan: Sacha Fenestraz (FRA) // Oliver Rowland (GBR)
- NIO 333: Sérgio Sette Câmara (BRA) // Dan Ticktum (GBR)
- Mahindra: Nyck de Vries (HOL) // Edoardo Mortara (SUI)
- Porsche: A definir // A definir
- Maserati: A definir // A definir
- DS Penske: A definir // A definir
- ABT Cupra: A definir // A definir