Pascal Wehrlein venceu neste sábado (3) a primeira das duas corridas do E-Prix da Jacarta, a 10ª das 16 provas da temporada 2022/2023 da Fórmula E.
O alemão da Porsche contou com uma boa largada e com um ritmo competitivo durante as 36 voltas corrida para vencer. Mesmo assim, precisou segurar no fim a pressão de Jake Dennis, que foi segundo com a Andretti.
Pole position, Maximilian Günther foi o terceiro colocado. Foi o segundo pódio do alemão da Maserati na temporada, depois do terceiro lugar na primeira corrida da rodada dupla de Berlim.
Os brasileiros do grid não pontuaram. Lucas di Grassi (Mahindra) terminou em 15º lugar, enquanto Sérgio Sette Câmara (NIO 333) foi o 17º colocado.
Primeira pole de Günther
A qualificação colocou Maximilian Günther como um forte candidato à vitória. Líder dos dois treinos livres, o alemão manteve a eficiência e venceu seus duelos no mata-mata: passou por Edoardo Mortara (Maserati) nas quartas de final, despachou Pascal Wehrlein nas semifinais e venceu Jake Dennis na final.
Foi a primeira pole position de Günther na Fórmula E desde que estreou na temporada 2018/2019. De quebra, foi a primeira pole de uma Maserati em um Campeonato Mundial desde que Juan Manuel Fangio largou da primeira posição no GP da Argentina de Fórmula 1 em 1958.
Os brasileiros tiveram desempenho apagado e foram eliminados ainda na primeira fase. Sérgio Sette Câmara largou em 18º, com Lucas di Grassi em 21º.
Como foi a corrida
Maximilian Günther segurou a primeira posição na largada, e viu a concorrência em uma disputa intensa. Jake Dennis caiu de segundo para quarto, ultrapassado por Pascal Wehrlein e Stoffel Vandoorne.
Em segundo, Wehrlein começou a perseguir Günther em busca da liderança. Na quarta volta, conseguiu ultrapassar, mas viu o alemão da Maserati permanecer logo atrás.
Os dois passaram a se revezar no primeiro lugar, esgotando a energia do Modo Ataque ainda na primeira metade da prova – melhor para a concorrência, que tinha a possibilidade de usar o recurso para encostar. Mas Günther sentiu a concorrência: na volta 18, quando era segundo, acabou superado por Jake Dennis e caiu para terceiro.
Na última volta, Dennis entrou colado em Wehrlein, que tinha pouca energia. O alemão da Porsche, no entanto, conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro, com Dennis em segundo e Günther em terceiro.
Classificação da temporada da Fórmula E
Com os resultados da primeira prova do fim de semana na Indonésia, apenas dois pontos separam os dois primeiros colocados na classificação do campeonato.
Nick Cassidy (Envision) é o líder, com 128 pontos após o sétimo lugar na primeira prova de Jacarta, enquanto Pascal Wehrlein tem 126 pontos. Logo atrás, Jake Dennis tem 114 e é o terceiro. Completando o Top 5, Jean-Éric Vergne (Penske) tem 97, enquanto Mitch Evans (Jaguar) tem 94.
Entre os brasileiros, Lucas di Grassi é o 15º colocado com 18 pontos, enquanto Sérgio Sette Câmara soma 10 pontos e ocupa a 19ª colocação.