Fórmula E

E-Prix do México abre temporada 2024 da Fórmula E; confira guia do campeonato

Décima temporada da principal categoria elétrica de automobilismo começa no próximo sábado, dia 13 de janeiro, e vai até 21 de julho, com o E-Prix de Londres; etapa de São Paulo é em 16 de março

Da redação

E-Prix de 2024 da Cidade do México de Fórmula E
Fórmula E

A Fórmula E está de volta. A temporada 2024 da categoria elétrica, a 10ª da história, começa neste sábado, 13, com o E-Prix da Cidade do México. São Paulo novamente receberá uma etapa do mundial, no Sambódromo do Anhembi, no dia 16 de março. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site da  Eleven Tickets. Por isso, preparamos esse guia para você ficar por dentro de tudo da categoria que terá as corridas exibidas por Band, Bandplay, BandSports e Band.com.br.

+ Fórmula E: 3ª temporada da série que mostra bastidores será lançada em janeiro

Relembre a temporada 2023 da Fórmula E

O ano de 2023, que marcou a estreia da terceira geração de carros, foi decidido na última rodada, e terminou com Jake Dennis campeão. 

+ Formula E se torna a 4ª maior categoria de automobilismo em números de fãs

Dennis venceu a corrida de abertura, também na Cidade do México, mas depois viu um domínio da TAG Heuer Porsche de Pascal Wehrlein, que liderou boa parte do campeonato.

Mas a vitória de Jake Dennis em Roma colocou o piloto na liderança e em vantagem para a decisão na rodada dupla em Londres. No fim de semana decisivo, o piloto da Andretti selou pela primeira vez o título mundial da Fórmula E.

Os brasileiros no grid da Fórmula E 2024

Para 2024, Lucas di Grassi e Sergio Sette Câmara seguem no grid. Enquanto Di Grassi, campeão da temporada 2016/2017 volta às origens ao retornar para equipe ABT, onde começou sua jornada na Fórmula E, Sette Câmara segue na mesma equipe, que agora se chama ERT (antiga NIO 3333). Di Grassi, inclusive, é o piloto com mais vitórias na Fórmula E, com 13 triunfos. 

Calendário da temporada 2024 da Fórmula E

  • 13 de janeiro: E-Prix da Cidade do México
  • 26 de janeiro: E-Prix de Daria (corrida 1)
  • 27 de janeiro: E-Prix de Daria (corrida 2)
  • 10 de fevereiro: E-Prix de Hiderabade (Cancelado)
  • 16 de março: E-Prix de São Paulo
  • 30 de março: E-Prix de Tóquio
  • 13 de abril: E-Prix de Misano (corrida 1)
  • 14 de abril: E-Prix de Misano (corrida 2)
  • 27 de abril: E-Prix de Mônaco
  • 11 de maio: E-Prix de Berlim (corrida 1)
  • 12 de maio: E-Prix de Berlim (corrida 2)
  • 25 de maio: E-Prix de Xangai (corrida 1)
  • 26 de maio: E-Prix de Xangai (corrida 2)
  • 29 de junho: E-Prix de Portland
  • 20 de julho: E-Prix de Londres (corrida 1)
  • 21 de julho: E-Prix de Londres (corrida 2)
  •  

Equipes e pilotos da temporada 2024 da Fórmula E

ABT CUPRA FORMULA E TEAM 
11 - Lucas di Grassi
51 - Nico Muller

ANDRETTI FORMULA E 
1 - Jake Dennis
17 - Norman Nato

DS PENSKE
25 - Jean Eric Vergne
2 - Stoffel Vandoorne

ENVISION RACING
4 - Robin Frijns
16 - Sebastian Buemi

ERT FORMULA E TEAM
33 - Dan Ticktum
3 - Sergio Sette Câmara

JAGUAR TCS RACING 
9 - Mitch Evans
37 - Nick Cassidy

MAHINDRA RACING 
48 - Edoardo Mortara
21 - Nyck de Vries

MASERATI MSG RACING
18 - Jehan Daruvala
7 - Maximillian Gunther

NEOM MCLAREN FORMULA E TEAM 
5 - Jake Hughes
8 - Sam Bird

NISSAN FORMULA E TEAM
22 - Oliver Rowland
23 - Sacha Fenestraz

TAG HEUER PORSCHE FORMULA E TEAM
94 - Pascal Wehrlein
13 - Antonio Felix da Costa



Sucesso brasileiro na Fórmula E

O primeiro ano da Fórmula E foi marcada por uma disputa espetacular entre três pilotos que marcaram história na categoria. Nelsinho Piquet, Lucas di Grassi e Sébastien Buemi disputaram ponto a ponto o título durante todo o campeonato, e chegaram a última etapa com chances reais de levantar a taça.

E em uma etapa final marcada por incidentes, Piquet desbancou os rivais e se tornou primeiro campeão da história da categoria de monopostos elétricos por um ponto de diferença para Buemi (144 a 143). O piloto brasileiro permaneceu na Fórmula E até a quinta temporada, quando deixou a competição. Atualmente, corre na Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro.

E na terceira temporada (2016/2017) foi a vez de Di Grassi brilhar. O campeonato começou com domínio total de Buemi, que venceu cinco das seis primeiras provas. Mas, aos poucos, Di Grassi se recuperou e aproveitou que o rival se ausentou de duas provas por conta de compromissos com outras categorias para reduzir a diferença entre os dois na chegada à etapa final.

Na penúltima prova, enquanto Di Grassi foi pole position e venceu a corrida, Buemi foi desclassificado e viu a liderança mudar de mãos. Com 18 pontos de vantagem, Di Grassi apenas administrou a diferença na prova final e garantiu o título, dando o troco ao adversário.

Cinco recordes da Fórmula E

MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS

1º Lucas di Grassi e Sébastien Buemi – 13 vitórias
3º Jean-Eric Vergne e Sam Bird – 11 vitórias
5º Mitch Evans – 10 vitórias

MAIOR NÚMERO DE EPRIX DISPUTADOS

1º Lucas di Grassi – 115 corridas
2ºJean-Eric Vergne e Sébastien Buemi – 114 corridas
4º Sam Bird – 111 corridas
5º Antonio Felix da Costa – 109 corridas

MAIOR NÚMERO DE POLES POSITIONS

1º Sébastien Buemi – 16 poles
2º Jean-Éric Vergne – 15 poles
3º Stoffel Vandoorne e Antonio Félix da Costa – 8 poles
5º Félix Rosenqvist, Sam Bird e Mitch Evans – 6 poles

MAIOR NÚMERO DE PÓDIOS

1º Lucas di Grassi – 40 pódios
2º Jean-Eric Vergne – 33 pódios
3º Sebastien Buemi – 30 pódios
4º Sam Bird – 26 pódios
5º Mitch Evans – 25 pódios

MAIOR NÚMERO DE PONTOS

1º Lucas di Grassi – 1041 pontos
2º Jean-Eric Vergne – 994 pontos
3º Sébastien Buemi – 938 pontos
4º Sam Bird – 837 pontos
5º Mitch Evans – 733 pontos

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.