António Félix da Costa é o único piloto português do grid da Fórmula E na temporada 2023/2024. Mas não conseguiu se encontrar com outros esportistas lusitanos durante a passagem pelo Brasil para o E-Prix de São Paulo de 2024.
Nomes como Abel Ferreira e António Oliveira, respectivamente treinadores de Palmeiras e Corinthians, vêm tendo destaque no futebol brasileiro. Em Bragança Paulista, a cerca de 90 km da capital do estado de São Paulo, o também português Pedro Caixinha é o técnico do Red Bull Bragantino.
No entanto, apesar do destaque dos treinadores portugueses por aqui, o piloto da Porsche na Fórmula E tem pouco contato com os compatriotas.
“Não muito, para ser sincero”, afirmou Félix da Costa em conversa com o Band.com.br no Circuito do Anhembi. “(Mas) acompanhamos muito.”
Na visita a São Paulo em 2024, o único contato de António Félix da Costa com o futebol brasileiro foi uma visita à Neo Química Arena na companhia de outros três pilotos da categoria elétrica: Pascal Wehrlein (Porsche), Jake Dennis e Norman Nato (ambos da Andretti). Afirmou, por exemplo, que não recebeu contato da Portuguesa, principal representante da colônia lusa no futebol paulista.
No estádio do Corinthians, os pilotos bateram bola, visitaram as instalações, viram troféus e conheceram as atletas do time feminino. Mas não houve encontro entre António Félix da Costa e o técnico António Oliveira.
Mesmo assim, os compatriotas ganharam elogios do piloto. “A verdade é que, nos últimos anos, os portugueses têm vindo trabalhar aqui no vosso mundo do futebol e têm feito um trabalho incrível”, destacou.
“(O trabalho dos portugueses no Brasil) é bastante seguido em Portugal, mas eu não tenho muito contato com o Abel Ferreira, com o António Oliveira ou com os jogadores portugueses que estão jogando aqui no Brasil”, acrescentou.