Fórmula 3

Bortoleto conta com dicas de Alonso e Drugovich para vencer na Fórmula 3

Gabriel Bortoleto lidera temporada da F3 após bons resultados no Bahrein

Da redação

Gabriel Bortoleto foi destaque na etapa do Bahrein que abriu a temporada 2023 da Fórmula 3 neste final de semana, em Sakhir. O brasileiro da equipe Trident venceu a corrida principal, e garantiu a volta mais rápida; assim, chegou a 26 pontos e encerrou o final de semana com a liderança da classificação da categoria.

Foi a primeira prova de Bortoleto na F3, depois de correr a Fórmula Regional Europeia em 2021 e 2022. E para conquistar bons resultados logo de cara na F3, o paulista de 18 anos contou com conselhos de dois nomes bem conhecidos: Fernando Alonso e Felipe Drugovich.

O espanhol da Aston Martin é empresário de Gabriel Bortoleto. Assim, os dois conversaram desde a sexta-feira (3), para que o brasileiro recebesse dicas da pista, na qual correu pela primeira vez.

“O Fernando me deu várias dicas antes do qualifying. Mandei um áudio para ele e, mesmo antes de ele entrar no carro antes do treino livre 1 ou do treino livre 2, se não me engano, ele me respondeu e me deu várias dicas. Não só como empresário, também como um coach”, afirmou Bortoleto em entrevista à edição deste domingo (5) do Show do Esporte, na Band.

“Eu passei bastante tempo com o Fernando no ano passado, antes do Natal. A gente foi andar de kart, fazer academia, fez um training camp. Quando ele me mandou mensagem, eu fiquei mais surpreso por ser final de semana de corrida para ele também- a equipe nova (Aston Martin) e tudo. Sei como é corrido, mas eu sei que ele é um cara muito gente boa e sempre fez de tudo para me ajudar. Fiquei muito feliz quando recebi a mensagem (de resposta) e ele literalmente falou: ‘O que você precisar de mim, me manda um áudio; assim que puder, vou responder’. Eu falei: ‘Preciso que você me ajude como é a evolução da pista após o seu treino’. Era o meu qualifying logo em seguida. Ele disse: ‘Meu treino vai acabar e você provavelmente vai estar no carro, mas eu já te falo tais coisas’. Ele me deu algumas ideias que eu usei no qualifying, que colocou meu carro no segundo lugar”, descreveu o brasileiro.

A boa performance também contou com uma ajuda de Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin. E para conversar, Bortoleto precisou acordar o amigo paranaense.

“Eu liguei para o Drugo antes da corrida. É um cara com quem eu mantenho muito contato, um dos meus melhores amigos. Liguei para ele para falar um pouquinho. Acordei ele, para falar a verdade. Aí liguei para ele, perguntei um pouco de linha (de corrida), o que dava para ajudar para salvar pneu. Como o Drugo é um ótimo piloto para fazer essas coisas, e provou isso no ano passado (na Fórmula 2), então ele me deu algumas dicas, e foram ótimas para minha corrida. Eu consegui salvar bastante pneu durante a feature race”, descreveu.

Segundo lugar do qualifying, Bortoleto largou em 11º na corrida sprint (que inverte o grid dos 12 primeiros da classificação) e saiu em segundo na corrida principal. Na primeira prova, foi originalmente o 12º colocado, mas acabou punido após um acidente com Rafael Villagómez (Van Amersfoort Racing) e caiu para o 19º lugar, passando longe da pontuação. Na segunda prova, foi o segundo colocado, mas viu o italiano Gabriele Mini (Hitech) ser punido por um procedimento irregular de largada – Mini caiu para oitavo e Bortoleto herdou a vitória.

Com a vitória logo no primeiro final de semana, Gabriel Bortoleto mostra otimismo para a temporada 2023 com a Trident – uma equipe na qual, garante, queria correr.

“Eu consegui a vitória hoje, minha primeira vitória na Fórmula 3, minha primeira corrida também, minha primeira feature race. Uma corrida bem complicada, tensa, mas a gente conseguiu essa vitória”, comemorou. “Fiquei muito feliz. A equipe em que eu estou é um sonho, sempre quis estar, sempre esteve no topo na Fórmula 3. E o Fernando (Alonso) como manager é um sonho que se tornou realidade neste ano para mim. Não so o Fernando, como o Albert (Resclosa Col) e o Alberto (Fernandéz Aguilares), que são os donos da A14 (empresa de agenciamento), me ajudaram muito, me colocaram na equipe em que estou hoje. A gente vem fazendo um trabalho muito bom.”

Entre os outros brasileiros do grid, Caio Collet (Van Amersfoort) foi terceiro na corrida sprint e 14º na corrida principal, somando oito pontos e ocupando a oitava colocação. Roberto Faria (PHM Racing by Charouz) foi 24º na primeira e 25º na segunda, deixando a etapa sem pontuar.

A Fórmula 3 volta a correr no final de semana dos dias 1º e 2 de abril, com a etapa da Austrália, em Melbourne.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.