Gabriel Bortoleto conquistou nesta sexta-feira (1º) o título da temporada 2023 da Fórmula 3 – mesmo antes das corridas da etapa de Monza (Itália) neste final de semana.
O piloto brasileiro da Trident foi o quinto colocado da sessão de qualificação para as provas do fim de semana. Com isso, larga em sétimo na corrida sprint e quinto na corrida principal.
No entanto, os únicos dois rivais na briga pelo título precisavam conquistar a pole position na sessão desta sexta-feira, e não conseguiram. Na F3, o pole soma dois pontos de bonificação.
Na qualificação, Paul Aron (Prema) foi o terceiro colocado, enquanto Pepe Martí (Campos) ficou apenas na 16ª colocação. A pole ficou com Oliver Goethe (Trident), que marcou 1:38.909.
Entre os demais brasileiro, Caio Collet (Van Amersfoort Racing), com 1:39.001, foi o segundo. Roberto Faria (PHM Racing by Charouz) ficou com o 26º lugar.
Pouco após marcar a melhor volta, a cerca de 10 minutos para o final, Goethe sofreu um acidente, provocando bandeira vermelha. Com pouco tempo para a sequência da programação do fim de semana, com sessões da Fórmula 2 e da Fórmula 1 na sequência, a F3 decidiu encerrar a qualificação.
O grid de largada das duas corridas ainda depende de homologação, com eventuais punições. No entanto, a equipe Trident já comemorou o título de Bortoleto na pista, e a própria F3 já anunciou o brasileiro como campeão.
As contas do título
Ao longo de cada etapa, cada piloto pode conquistar no máximo 39 pontos. Com a pole position, caso não seja punido, Oliver Goethe já tem dois pontos. Assim, cada concorrente pode conquistar no máximo 37 pontos.
Gabriel Bortoleto tem 144 pontos, com 38 pontos de vantagem para Paul Aron (106) e 39 para Pepe Martí (105). Mesmo com um aproveitamento de 100% nas corridas, nenhum dos dois conseguirá alcançar o brasileiro.
A corrida sprint acontece neste sábado (2), às 4h25 (horário de Brasília). No domingo (3), às 3h15 (de Brasília), é a vez da corrida principal. O Band.com.br exibe ao vivo.