Franco Colapinto foi um dos primeiros nomes confirmados para a temporada 2024 da Fórmula 2. Mas estreará antes disso, já na etapa de Abu Dhabi que encerra a temporada 2023 da categoria nos dias 25 e 26 de novembro.
Quarto colocado da Fórmula 3 em 2023 pela MP Motorsport, Colapinto foi promovido para a F2 para substituir Jehan Daruvala na prova de Yas Marina. O indiano, de saída, vai correr a temporada 2023/2024 da Fórmula E pela Maserati.
Na Fórmula 2, Colapinto terá como companheiro o norueguês Dennis Hauger, em uma parceria que permanecerá em 2024. Otimista, o argentino aposta no fato de estar familiarizado com a MP, já que conquistou duas vitórias com o time holandês na F-3.
“A verdade é que 2023 foi uma temporada importante para mim. Creio que é uma equipe que me deu muito no passado, é uma equipe na qual desfrutei um montão de coisas, na qual tivemos muitas coisas juntos. É como uma família para mim no automobilismo”, disse o piloto em entrevista ao Band.com.br.
“É um momento muito especial para mim. A verdade é que foi um ano em que trabalhamos muito bem em conjunto. Faltou um pouco para brigar pelo campeonato. Tivemos um ano bom, terminamos muito fortes, e isso foi importante”, acrescentou.
Com 110 pontos, o argentino foi o quarto colocado do campeonato da Fórmula 3, vencido por Gabriel Bortoleto. O brasileiro da Trident somou 164 pontos e ficou à frente ainda do britânico Zak O’Sullivan (Prema), com 119 pontos, e do estoniano Paul Aron (Prema), com 112. Curiosamente, Aron também foi promovido no fim da temporada 2023 da F2 e disputa a etapa de Abu Dhabi como substituto do francês Clement Novalak na Trident.
A chegada à Fórmula 2 é a realização de um sonho de Colapinto, que dá mais um passo rumo à Fórmula 1 – piloto da academia da Williams, ele participará dos testes de pós-temporada com a equipe em Abu Dhabi. E acredita que o fato de seguir correndo pela MP Motorsport deve ajudar na adaptação para a próxima temporada.
“O salto para a Fórmula 2 era meu sonho, era o que eu queria. Era por isso que trabalhava minha equipe de management desde o meio do ano”, disse o jovem piloto, que vê “um passo à frente bastante importante” na promoção dentro da equipe holandesa.
“É como cortar passos: você não tem que conhecer as pessoas, não tem que voltar a formar uma relação, porque já a tem. É muito importante para o ano que vem, porque é um carro novo e os tempos vão ser muito curtos. Então, sei que a MP é muito competitiva na Fórmula 2, que tem uma boa equipe, tem uma boa estrutura e gente com muita experiência. Tenho fé que vamos ter um grande resultado”, encerrou.