A etapa de Melbourne (Austrália) da temporada 2023 da Fórmula 2 colocou o japonês Ayumu Iwasa na liderança do campeonato, graças a uma vitória na corrida principal da categoria no Albert Park.
Foi a segunda vitória no ano do piloto da DAMS, que chegou a 58 pontos e subiu da terceira para a primeira posição na classificação. Líder até então, o suíço Ralph Boschung (Campos) passou em branco no fim de semana, permaneceu com 33 pontos e caiu para a quarta colocação.
O francês Théo Pourchaire, da ART Grand Prix, é o vice-líder com 50 pontos. Frederik Vesti, da Prema, tem 42 pontos e vem em terceiro lugar.
Hauger vence corrida sprint; Iwasa leva a principal
Em fim de semana inspirado, Iwasa conquistou a pole position na classificação, o que rendeu a ele o nono lugar no grid invertido da corrida sprint – seria o décimo, mas Isack Hadjar foi punido, perdeu três posições no grid e fechou a quinta fila.
Melhor para Dennis Hauger (MP Motorsport), que foi décimo na qualificação, largou na pole na primeira corrida e conquistou a vitória. Na sprint, Ayumu Iwasa se envolveu em um acidente logo nas primeiras voltas e terminou apenas em 13º. Jak Crawford (Hitech) foi segundo, com Kush Maini (Campos) em terceiro, completando o pódio.
Na corrida principal, Iwasa largou da pole e se manteve sempre entre os primeiros colocados. No fim, o piloto japonês venceu, com Théo Pourchaire em segundo e Arthur Leclerc (DAMS) em terceiro.
Enzo Fittipaldi sofre acidentes
Único brasileiro do grid da F2 em 2023, Enzo Fittipaldi teve um final de semana tumultuado: sofreu dois acidentes e não pontuou na etapa. Assim, é o 14º colocado da temporada, com nove pontos.
Os problemas do piloto da Rodin Carlin começaram já na classificação. Na melhor chance, Enzo vinha em busca de uma posição entre os líderes, mas a tentativa foi abortada depois uma bandeira vermelha provocada no fim por um acidente protagonizado por Victor Martins (ART Grand Prix). Assim, o brasileiro ficou apenas com o 16º lugar nos dois grids.
“Estava em uma volta para, pelo menos, entrar no top 5. Fiz dois setores muito bons e, acredito, brigaria ao menos pelo segundo lugar. Infelizmente um piloto bateu e a bandeira vermelha me impediu de completar a volta e encerrou a classificação”, lamentou.
Na corrida sprint, Enzo sofreu um acidente ainda na volta de aquecimento e nem sequer largou. A situação foi a mesma para o suíço Ralph Boschung, da Campos.
Já na corrida principal, o piloto da academia da Red Bull andou quase sempre no pelotão intermediário. No entanto, na volta 26, uma quebra de suspensão e uma nova batida encerraram a prova de Enzo Fittipaldi, que pela primeira vez na temporada terminou uma etapa sem somar pontos.
Classificação da temporada da Fórmula 2 após três etapas
- 1. Ayumu Iwasa (JAP/DAMS): 58 pontos
- 2. Théo Pourchaire (FRA/ART Grand Prix): 50 pontos
- 3. Frederik Vesti (DIN/Prema): 42 pontos
- 4. Ralph Boschung (SUI/Campos): 33 pontos
- 5. Arthur Leclerc (MON/DAMS): 33 pontos
- 14. Enzo Fittipaldi (BRA/Rodin Carlin): 9 pontos
Próxima etapa da Fórmula 2
Agora, a Fórmula 2 retorna às pistas na quarta etapa da temporada, em Baku (Azerbaijão). As corridas acontecem nos dias 29 (sprint) e 30 de abril (principal).