Fórmula 2

Fim de semana da F2 tem vitória e pódio de Enzo Fittipaldi; na F3, Collet vence

Brasileiros conquistaram bons resultados em Spa-Francorchamps; título da Fórmula 3 ficou para última etapa

Da redação

Enzo Fittipaldi teve resultados positivos para comemorar na etapa de Spa-Francorchamps (Bélgica) da Fórmula 2, neste final de semana: com a vitória na corrida sprint do sábado (29) e o terceiro lugar na corrida principal do domingo (30), o brasileiro da Rodin Carlin foi duas vezes ao pódio na mesma rodada.

Foi apenas a sétima vez que o feito aconteceu na temporada 2023. Líder do campeonato com 168 pontos, o francês Théo Pourchaire (ART Grand Prix) conseguiu em duas etapas (Silverstone e Spa). Aconteceu também nas etapas do Bahrein (Ralph Boschung, da Campos), de Jedá (Jehan Daruvala, MP Motorsport), de Baku (Oliver Bearman, da Prema) e da Catalunha (com Victor Martins, da ART Grand Prix).

Depois de conquistar na primeira prova a primeira vitória na F2, Enzo teve uma corrida competitiva na segunda prova. Largou em oitavo e andou sempre entre os líderes. Na última volta, era o sexto colocado, mas ultrapassou o companheiro de equipe, Zane Maloney, e cruzou a linha de chegada em quinto lugar. Com punições a Victor Martins e Oliver Bearman, que cruzaram à frente, ganhou uma vaga no pódio.

“Essa foi uma das corridas loucas que eu já fiz na Fórmula 2 em termos de disputas e ultrapassagens. Acho que não tivemos uma estratégia muito boa porque tentamos fazer o pit stop após os dois primeiros colocados e isso não funcionou. Caí para o sexto lugar, mas não desisti, passei o Zane na última volta e acabou sendo uma etapa muito especial”, comemorou o único brasileiro do grid.

Enzo agora contabiliza 98 pontos e ocupa o sétimo lugar na temporada. De quebra, ainda soma dez pódios na categoria, na qual teve os melhores resultados desde 2021.

“Estou feliz com o resultado, gostaria de agradecer todos da Carlin pelo ótimo carro que eu tive o final de semana todo. Estou contente com a vitória de ontem (sábado), dois pódios em Spa e ótimos pontos para o campeonato, foi realmente especial”, afirmou.

A Fórmula 2 agora tem três etapas até o final da temporada: Zandvoort, na Holanda (26 e 27 de agosto); Monza, na Itália (2 e 3 de setembro); e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (25 e 26 de novembro).

Classificação da Fórmula 2 após a etapa de Spa-Francorchamps:

  • 1. Théo Pourchaire (FRA/ART Grand Prix): 168 pontos
  • 2. Frederik Vesti (DIN/Prema): 156 pontos
  • 3. Ayumu Iwasa (JAP/Dams): 134 pontos
  • 4. Jack Doohan (AUS/Invicta Virtuosi): 130 pontos
  • 5. Victor Martin (FRA/ART Grand Prix): 120 pontos
  • 7. Enzo Fittipaldi (BRA/Rodin Carlin): 98 pontos

Collet brilha na F3, que vê título ficar para a última etapa

Caio Collet foi um dos destaques da etapa de Spa-Francorchamps da Fórmula 3. Piloto da Van Amersfoort Racing, o brasileiro venceu a corrida sprint, com direito a volta mais rápida, e foi o quinto colocado da corrida principal.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) chegou a anunciar que a primeira corrida não distribuiria pontos, diante da baixa quantidade de voltas dadas sob bandeira verde – foram três entradas do safety car em 12 voltas. A decisão, no entanto, foi posteriormente cancelada.

Líder do campeonato, Gabriel Bortoleto não pontuou – o que não havia acontecido em nenhuma etapa de 2023. O piloto da Trident abandonou a primeira corrida e foi 11º na segunda prova, com a volta mais rápida. Já Roberto Faria (PHM Racing by Charouz) foi 17º na sprint e abandonou a principal, rodando quando ocupava a 11ª posição.

Os resultados adiaram a definição do título da F3, mas Bortoleto ainda tem boa vantagem para os únicos concorrentes que ainda podem ser campeões: Paul Aron e Pepe Martí. A categoria agora tem apenas uma etapa pela frente: em Monza (Itália), nos dias 2 e 3 de setembro.

Classificação da Fórmula 3 após a etapa de Spa-Francorchamps:

  • 1. Gabriel Bortoleto (BRA/Trident): 144 pontos
  • 2. Paul Aron (EST/Prema): 106 pontos
  • 3. Pepe Martí (ESP/Campos): 105 pontos
  • 4. Zak O’Sullivan (GBR/Prema): 101 pontos
  • 5. Franco Colapinto (ARG/MP Motorsport): 100 pontos
  • 10. Caio Collet (BRA/Van Amersfoort Racing): 61 pontos
  • 30. Roberto Faria (BRA/PHM Racing by Charouz): 0 ponto

Tópicos relacionados