Safety car ajudou Norris a conquistar primeira vitória na F1, mas foi só isso?

Momento da entrada do carro de segurança favoreceu piloto da McLaren na disputa com Max Verstappen pela vitória do GP de Miami; saiba como!

Da redação

Lando Norris (McLaren) vence o GP de Miami 2024
McLaren F1/Divulgação

Lando Norris já admitiu que teve um pouco de sorte com a entrada do safety car para vencer pela primeira vez na F1, no GP de Miami no último domingo. O timing de entrada do carro de segurança na pista se mostoru crucial para o triunfo nos EUA, mas foi só isso? Nessa matéria vamos te ajudar a entender os elementos que serviram para Norris construir sua primeira vitória em 110 corridas na Fórmula 1. 

Largada

Norris partiu do quinto lugar, mas a frenagem afobada de Sergio Pérez não apenas quase tirou Max Verstappen da corrida, como também fez com que o piloto fosse ultrapassado pelo companheiro de McLaren, Oscar Piastri, e caísse para o sexto lugar, posição em que ficou boa parte da corrida. 

Stint mais longo

Stint é o termo em inglês usado para descrever o perído de vida de um pneu. No caso do GP de Miami, a maioria dos pilotos fez dois stints, sendo o primeiro de pneus médios, que começou na largada, e um segundo de pneus duros após ao pit stop. 

Norris e seu time de engenheiros decidiram alongar o primeiro stint. E isso pode gerar dois benefícios (caso não haja queda nos tempos de voltas): o primeiro é a possibilidade de chegar no fim da prova com pneus mais novos que os rivais. E o segundo é capitalizar a possível entrada de um safety car, o que acabou acontecendo. 

Para se ter ideia, Max Verstappen parou na volta 23 para fazer seu pit stop. Leclerc, bem antes, na volta 19. Sergio Pérez, ainda mais cedo, na volta 17. Enquanto isso, Carlos Sainz e Oscar Piastri, que travavam uma dura batalha, pararam na volta 27. E Lando seguiu na pista até que…

Safety car entra na volta 29

Lando não sabia, mas o safety car entraria na pista na volta 29 após ao acidente entre Logan Sargent e Kevin Magnussen. E o momento não poderia ter sido melhor para o piloto da McLaren. 

Quando o carro de segurança saiu do pitlane, o britânico havia acabado de cruzar a linha dos boxes para mais uma volta, ficando à frente do safety car, que entrou logo à frente de Verstappen. Ainda que os pilotos precisem respeitar um limite de velocidade quando o carro de segurança está na pista, esse limite é ainda menor atrás do safety car, então isso significa que Norris teve pista livre para, mesmo em uma velocidade mais baixa, ainda conseguir abri vantagem de quem estava atrás..

Com isso, a vantagem de 11s que Norris tinha para Verstappen antes de parar se transformou em 33s mesmo depois de o piloto da McLaren ter feito seu pit stop. 

Antes do safety car e do pit stop

Depois da parada nos boxes

Ritmo mais forte foi crucial

É um fato que se o safety car tivesse saído à frente de Norris, o piloto da McLaren não teria conseguido parar nos boxes e voltar em primeiro. Contudo, é complicado dizer se ele seria capaz de ultrapassar Verstappen para vencer a corrida. 

O que dá para dizer é que, uma vez à frente de Verstappen, já depois da relargada, Norris começou a andar em um ritmo que a Red Bull não conseguiu acompanhar. O piloto da McLaren era cerca de 0s3 mais rápido por volta que o rival holandês. 

E foi esse ritmo, graças às atualizações da McLaren, que garantiu a Lando sua primeira vitória na Fórmula 1 e que pode proporcionar disputas mais acirradas na temporada 2024. 

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.