Lando Norris fez história na Fórmula 1 neste domingo (5). O piloto da McLaren superou Max Verstappen e conquistou a sua primeira vitória na categoria ao vencer o GP de Miami.
O tricampeão mundial ficou na segunda colocação, enquanto Charles Leclerc ficou com o terceiro lugar.
A corrida
Max Verstappen conseguiu uma bela largada e logo disparou na liderança na primeira curva. Charles Leclerc, no entanto, teve um início ruim e foi ultrapassado pelo seu companheiro Carlos Sainz. Sergio Pérez até saiu bem, mas errou a primeira curva e foi ultrapassado por Oscar Piastri, perdendo uma posição.
Oscar Piastri ultrapassa Charles Leclerc na quinta volta para conseguir tomar a segunda colocação do GP de Miami. Hamilton ultrapassou Hulkenberg, que devolveu a ultrapassagem, mas depois ficou atrás do heptacampeão mundial. Sergio Pérez sofreu para defender a posição contra Lando Norris e ficou atrás do britânico quando voltou dos boxes.
Na volta 28, Kevin Magnussen e Logan Sargeant se envolveram em um acidente, que resulou na formação do safety car. Lando Norris liderava a corrida sem parar nos boxes e ficou na frente de Verstappen, Leclerc e Piastri.
Norris seguiu na ponta na saída do safety car, na volta 33, e chegou a marcar a melhor volta da corrida, em vantagem em relação a Max Verstappen. O britânico manteve o ritmo, melhorou o seu tempo e chegou a abrir três segundos de vantagem do tricampeão. Piastri e Sainz travaram uma boa disputa por posição que terminou com o piloto da McLaren caindo do quarto para o último lugar após toque com o espanhol da Ferrari.
A vantagem de Lando Norris aumentava de volta em volta. O piloto de 24 anos liderava o GP de Miami com folga e foi assim até o final. Objetivo completo: conseguir a primeira vitória na Fórmula 1 após 110 etapas.
Confira o grid final do GP de Miami de Fórmula 1:
- Lando Norris (McLaren)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
- George Russell (Mercedes)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Guanyu Zhou (Sauber)
- Daniel Ricciardo (McLaren)
- Valtteri Bottas (Sauber)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Alexander Albon (Williams)
*Logan Sargeant (Williams) não completou a prova