A temporada 2022 da Fórmula 1 só começa de fato em março, com o Grande Prêmio do Bahrein. Mas os fãs da mais importante categoria do automobilismo mundial já estão de olho na programação que acontece fora das pistas.
Desde o começo de fevereiro, os times começaram a apresentar seus novos carros. A pré-temporada ainda de 2022 foi programada com duas janelas de testes: de 23 a 25 de fevereiro, em Barcelona (Espanha) e de 10 a 12 de março, em Sakhir (Bahrein).
O primeiro time a revelar a máquina do atual campeonato foi a Haas, em 4 de fevereiro, que foi mostrada em imagens digitais - o carro, porém, era bem diferente do que foi à pista em Barcelona. A Red Bull veio logo depois no calendário, no dia 9, também com um modelo que pouco lembrava o que esteve no Circuito da Catalunha.
Em seguida, vieram Aston Martin (dia 10), McLaren (dia 11), AlphaTauri (dia 14) e Williams (dia 15). A Ferrari foi a sétima da fila, exibindo seu modelo F1-75 em 17 de fevereiro. No dia 18, foi a vez da Mercedes, que exibiu o modelo W13. Por fim, vieram o A522 da Alpine em 21 de fevereiro e o C42 da Alfa Romeo no dia 27.
Galeria de Fotos
Os carros da temporada 2022 da Fórmula 1 1/40
Confira abaixo os lançamento dos 10 carros de 2022:
4 de fevereiro: Haas VF-22
A Haas foi a primeira a exibir seu novo carro para 2022, o VF-22. Inicialmente, o time apresentou apenas imagens digitais do modelo, que deverá ser visto pela primeira vez nos testes em Barcelona. A equipe norte-americana, que contará novamente com Mick Schumacher e Nikita Mazepin, deixou de lado os investimentos no carro de 2021 para se concentrar no VF-22, e espera colher frutos voltando a somar pontos - o que não aconteceu na última temporada.
9 de fevereiro: Red Bull RB18
A equipe austríaca apostará no modelo RB18 para tentar o bicampeonato de Max Verstappen, que pilotará o carro com o número 1. O mexicano Sergio Pérez segue como companheiro do holandês. O carro manteve uma pintura conservadora em relação a 2021, mantendo o azul-escuro predominante com detalhes vermelhos e amarelos - não que as cores sejam problema para o time ao longo de sua história na F1.
10 de fevereiro: Aston Martin AMR22
A Aston Martin apresentou nesta quinta-feira (10) o modelo AMR22, que utilizará na temporada 2022 da Fórmula 1. Adaptado ao novo regulamento técnico da categoria, o carro apresenta novas cores: o verde é predominante, mas os detalhes rosas deram lugar a deram lugar a detalhes amarelos, graças a novos patrocinadores.
11 de fevereiro: McLaren MCL36
Única equipe da temporada 2021 a conseguir uma dobradinha, a McLaren quer alçar voos mais altos em 2022. Para isso, aposta no modelo MCL36, que terá Daniel Ricciardo e Lando Norris aos volantes. O novo carro tem mudanças na pintura e foi apresentado com pompa pela equipe, em cerimônia que exibiu também os projetos para a Fórmula Indy, a Extreme E e os e-sports.
14 de fevereiro: AlphaTauri AT03
O AT03 é o carro da AlphaTauri com motores Honda (rebatizados de Red Bull) para 2022. Pierre Gasly lidera o time nas pistas, acompanhado de Yuki Tsunoda. Os pilotos elogiaram o novo carro, mas esperam os testes de pré-temporada para ver se o modelo corresponde às expectativas.
15 de fevereiro: Williams FW44
Em 2021, a Williams conseguiu voltar a somar pontos e até conquistou um inesperado pódio. Agora, com Alex Albon na vaga que era de George Russell, o time quer mostrar que é capaz de se reconstruir para, quem sabe, voltar aos tempos de glória. Para isso, a equipe aposta no FW44, um um modelo majoritariamente azul-marinho, com detalhes em vermelho e um tom mais claro de azul. Em relação a 2021, o carro abandonou detalhes brancos e amarelos e segue com poucos patrocinadores.
17 de fevereiro: Ferrari F1-75
Dá para sonhar? Com Charles Leclerc e Carlos Sainz, a Ferrari quer ir longe em 2022. O modelo F1-75 (em referência aos 75 anos do primeiro carro de corrida da escuderia) é o desafiante. Apostando em um visual “retrô”, o carro apresenta asas dianteiras e traseiras pretas, a exemplo dos carros da escuderia no começo dos anos 90.
18 de fevereiro: Mercedes F1 W13
O vice-campeonato de Lewis Hamilton em 2021 foi um duro golpe na equipe que dominou a F1 nos últimos anos. Com George Russell no lugar de Valtteri Bottas, o time aposta no modelo F1 W13 para dar a volta por cima. Depois de duas temporadas com os carros pintados de preto, a equipe volta à pintura prata.
21 de fevereiro: Alpine A522
Fernando Alonso e Esteban Ocon seguem à frente do time. E o modelo A522 é o carro dos franceses em busca de algo mais do que o quinto lugar entre os construtores conquistado em 2021. A entrada da BWT como patrocinadora mudou as cores da equipe, que acrescentou o rosa à pintura - o tom será majoritário nas duas primeiras provas do ano, em acordo entre equipe e empresa.
27 de fevereiro: Alfa Romeo C42
Ano novo, vida nova. Saem Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, entram Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Para deixar os últimos lugares, o modelo C42 é a aposta da Alfa Romeo. Antes do lançamento oficial, o carro já foi visto no shakedown e nos testes em Barcelona - durante os quais, aliás, apresentou problemas.