Com disputa parelha, Haas aponta estratégia para somar mais pontos em 2023

Equipe norte-americana é a sétima colocada do Mundial de construtores

Da redação

A Haas somou um ponto no Grande Prêmio de Miami, graças ao décimo lugar conquistado por Kevin Magnussen. E sente que a disputa no pelotão intermediário da Fórmula 1 em 2023 está mais parelha do que em 2022.

Passadas as cinco primeiras corridas do ano, o time norte-americano soma oito pontos e ocupa o sétimo lugar no Mundial de construtores. McLaren (14) e Alpine (14) estão à frente, enquanto Alfa Romeo (seis) e AlphaTauri (dois) vêm atrás. A Williams (um ponto) é lanterna.

Para efeito de comparação, após as cinco primeiras etapas da temporada 2022, a Haas tinha 15 pontos e ocupava a oitava colocação entre as equipes, atrás de Alpine (sexta com 28) e AlphaTauri (sétima com 16), mas à frente de Aston Martin (cinco pontos) e Williams (três).

“Somamos pontos novamente, a terceira vez em cinco (corridas) neste ano, e isso é bom, mas há uma turma complicada lá fora”, afirmou o chefe de equipe da Haas, Günther Steiner, após o GP de Miami.

“Se nada acontecer na frente, então estamos lutando pelos últimos pontos que sobrarem, e conseguimos conquista-los neste fim de semana depois de uma classificação muito boa”, acrescentou, em referência ao quarto lugar de Magnussen no grid de largada.

Günther Steiner vê time na briga por “pontos que sobram” em 2023 (Imagem: Haas F1 Team)

Para Steiner, o objetivo é andar sempre por perto da zona de pontuação para aproveitar alguma brecha aberta pelas equipes que têm pontuado com mais regularidade em 2023. Até aqui, Red Bull, Aston Martin e Mercedes somaram nas cinco corridas, enquanto a Ferrari somou pontos em quatro.

“É difícil e cada ponto conta este ano. Precisamos estar por perto quando há uma boa quantidade de pontos em disputa. Acho que estamos sempre por perto, então esse dia chegará”, disse o dirigente – que, à imprensa presente no GP de Miami, apontou as dificuldades que seu time encara para medir forças com o restante do pelotão intermediário.

“Precisamos apenas descobrir o que é preciso para estabilizarmos no tráfego”, analisou, segundo declarações publicadas pelo site Motorsport.com.

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