A Pirelli anunciou nesta quarta-feira (5) os pneus escolhidos para os três próximos Grandes Prêmios da temporada 2023 da Fórmula 1 – Azerbaijão, Miami e Emilia-Romagna.
Para as provas nos circuitos de Baku e Ímola, a fabricante optou pelos compostos mais macios da gama da F1: C3 (branco, duro), C4 (amarelo, médio) e C5 (vermelho, macio). Já na prova da Flórida, a escolha foi por C2 (branco, duro), C3 (amarelo, médio) e C4 (vermelho, macio).
No Azerbaijão, a fornecedora repete as escolhas feitas para a prova de 2022. A ideia é oferecer pneus macios para que pilotos e equipes enfrentem um traçado caracterizado por curvas apertadas e longas retas. A tendência é de uma estratégia de uma parada.
Em Miami, a escolha de 2022 também se repetiu. A Pirelli afirma que o foco está na versatilidade da pista ao redor do Hard Rock Stadium, que contabiliza 19 curvas e três longas retas. Novamente, a aposta é na estratégia de uma parada só durante a prova.
Novidades em Ímola
Por fim, em Ímola, a fabricante será protagonista de um novo formato de classificação, com um pneu para cada parte da sessão: o Q1 terá pilotos exclusivamente com o C3 (branco, duro), o Q2 terá disputas apenas com o C4 (amarelo, médio), e o Q3 será realizado somente com o C5 (vermelho, macio).
A fornecedora italiana informou que esta distribuição de pneus para a qualificação vai se repetir ainda em outro final de semana de corrida na temporada. No entanto, o GP em questão ainda não foi divulgado.
Além disso, a Pirelli anunciou que o novo pneu de chuva da F1 também estará disponível na Emilia-Romagna. Trata-se do modelo Cinturato Azul Full Wet, que dispensa o uso de cobertores de pneus.
Confira os pneus escolhidos:
GP do Azerbaijão (28 a 30 de abril)
- C3 (branco, duro)
- C4 (amarelo, médio)
- C5 (vermelho, macio)
GP de Miami (5 a 7 de maio)
- C2 (branco, duro)
- C3 (amarelo, médio)
- C4 (vermelho, macio)
GP da Emilia-Romagna (19 a 21 de maio)
- C3 (branco, duro)
- C4 (amarelo, médio)
- C5 (vermelho, macio)