Em alta ou em baixa? Confira desempenhos de equipes e pilotos no GP do Japão

Red Bull dominou em Suzuka, enquanto Ferrari e Mercedes tiveram pouco a comemorar

Da redação

O Grande Prêmio do Japão voltou ao calendário da Fórmula 1 em 2022 como palco do título de Max Verstappen na temporada. Com a vitória deste domingo, o holandês da Red Bull se juntou a nomes como Nelson Piquet, Ayrton Senna, Alain Prost, Mika Hakkinen e Michael Schumacher, que foram campeões em Suzuka.

Verstappen foi o protagonista do final de semana no Japão, é claro, mas não foi o único destaque. Para bem ou para mal, muita gente atraiu olhares para o próprio desempenho.

O fim de semana foi de comemoração nos boxes de Alpine, Aston Martin e Williams. Mas o mesmo não pode ser dito de Ferrari, Mercedes e Haas.

Confira quem foi bem e quem foi mal no Grande Prêmio do Japão:

Foram bem

  • Max Verstappen
    Obviamente, vencer a corrida e ser campeão coloca o holandês da Red Bull no papel de maior destaque do fim de semana. Mas é preciso olhar com atenção para o desempenho de Max no fim de semana, largando da pole position e chegando 26 segundos à frente de Charles Leclerc (depois punido), em uma corrida com 28 voltas. Corrida de gente grande.
  • Sergio Pérez
    Foi mais uma vez o escudeiro que todo grande piloto precisa. Largando originalmente em quarto, ganhou a posição de Carlos Sainz na primeira largada e pressionou Charles Leclerc até o final, provocando o erro do monegasco – o que se mostrou decisivo para a decisão do campeonato.
  • Nicholas Latifi
    Para quem curte um azarão, o desempenho de Nicholas Latifi foi um dos pontos altos de Suzuka. Último colocado no Q1, o canadense da Williams largou da 19ª posição após uma punição a Pierre Gasly (AlphaTauri). Aproveitando-se das condições da pista, acertou na troca prematura de pneus e entrou na briga por pontos – o que, depois de 17 corridas no ano, finalmente conseguiu.
  • Esteban Ocon
    Depois de um GP de Singapura desastroso, o francês da Alpine deu a volta por cima. Largou em quinto e chegou em quarto, segurando as investidas de Lewis Hamilton ao longo de boa parte da prova. O resultado foi fundamental para que a equipe superasse a McLaren e reassumisse o quarto lugar no Mundial de construtores.
  • Sebastian Vettel
    O tetracampeão vai fazendo algumas de suas melhores corridas do ano no fim da temporada. Desta vez, largou em nono e chegou em sexto, rendendo mais pontinhos importantes para a Aston Martin na arrancada da equipe no Mundial de construtores.

Foram mal

  • Ferrari
    Com Charles Leclerc em segundo e Carlos Sainz em terceiro, o grid da Ferrari em Suzuka prometia ser competitivo. Mas o espanhol abandonou na primeira volta ao rodar sozinho e o monegasco foi terceiro após passar reto na chicane e ser punido, decidindo o campeonato.
  • Mercedes
    A temporada vai chegando ao fim e as expectativas por uma vitória da Mercedes não se cumprem de novo. Desta vez, Lewis Hamilton ficou travado atrás de Esteban Ocon, enquanto George Russell fez uma corrida de figuração. Os resultados foram melhores que os de Singapura, mas ainda abaixo do que se viu ao longo de 2022.
  • Valtteri Bottas
    Nas primeiras nove corridas do ano, o finlandês foi figura constante na zona de pontuação. Nas últimas nove, passou em branco. A Alfa Romeo não foi bem, mas Guanyu Zhou conseguiu a volta mais rápida da corrida, mesmo em 16º. Pior para Bottas, o 15º.
  • Mick Schumacher
    A Haas vive mau momento e chegou a sete corridas sem pontuar. O alemão, particularmente, teve um fim de semana ruim, que começou com um acidente ao fim do primeiro treino livre e terminou com o 17º lugar. Para quem busca vaga no grid em 2023, a apresentação não poderia ter sido mais apagada.
  • Organização da prova
    Desta vez, é preciso abrir uma exceção na lista e apontar os problemas de segurança da organização da corrida. Para remover o carro de Carlos Sainz no início da prova, a direção utilizou tratores, que se colocaram em posições perigosas e colocaram pilotos em risco. Pierre Gasly reclamou e foi punido.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.