Um confuso Grande Prêmio do Japão coroou Max Verstappen neste domingo (9) como o campeão da temporada 2022 da Fórmula 1.
O holandês da Red Bull venceu a prova, que sofreu um atraso de mais de duas horas em decorrência das chuvas e teve apenas 28 voltas. Charles Leclerc (Ferrari) chegou em segundo e Sergio Pérez (Red Bull) completaria o pódio em terceiro.
No entanto, Leclerc foi punido por uma manobra na última volta, quando perdeu a freada da chicane e cortou caminho para se proteger de Pérez. A direção de prova acrescentou cinco segundos ao tempo do monegasco, que caiu para terceiro.
Como as 28 voltas foram suficientes para a distribuição integral dos pontos, Verstappen somou 25 pontos, contra 18 do companheiro da Red Bull e 15 do rival da Ferrari. Foi o suficiente.
Assim, Verstappen chegou a 366 pontos, contra 237 de Leclerc e 235 de Pérez. Como há 112 pontos em disputa nas últimas quatro corridas do ano, o monegasco da Ferrari pode chegar apenas a 359 pontos.
Esteban Ocon (Alpine) ficou com o quarto lugar, após segurar a pressão de Lewis Hamilton (Mercedes), que foi quinto. Sebastian Vettel (Aston Martin) foi o sexto, Fernando Alonso (Alpine) foi sétimo, e George Russell (Mercedes) foi o oitavo. Lando Norris (McLaren) foi décimo.
Nicholas Latifi (Williams) teve uma apresentação sólida e chegou em nono lugar, somando dois pontos e conquistando os primeiros pontos da temporada. O canadense era o único titular da temporada que ainda não havia somado pontos.
A Fórmula 1 retorna agora nos dias 21, 22 e 23 de outubro, quando acontece o Grande Prêmio dos Estados Unidos. A etapa, mais uma vez, terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Confira como foi o GP do Japão: