Para Pirelli, Grande Prêmio do Catar 2023 marca nova 'estreia' na Fórmula 1

Etapa foi realizada apenas uma vez, antes da adoção do regulamento atual da categoria

Da redação

A edição de 2023 é apenas a segunda do Grande Prêmio do Catar na Fórmula 1, após a prova de 2021. De quebra, ainda será a primeira etapa no Circuito de Lusail após a adoção do novo regulamento da categoria em 2022.

Por isso, a Pirelli vê a programação do fim de semana como uma espécie de estreia. Para a fornecedora oficial de pneus da F1, o cenário do Catar apresentará “um novo começo” para a competição.

“Em muitos aspectos, a etapa marca um novo começo, já que os carros agora são muito diferentes dos que vimos há alguns anos e o circuito de Lusail foi completamente recapeado, com zebras modificados também. No papel, as principais características da pista permanecem as mesmas – com uma reta principal de pouco mais de um quilômetro de extensão e 16 curvas – mas é claro que as mudanças feitas nos últimos dois anos significam que os dados coletados do primeiro GP são apenas relativamente aproveitáveis”, analisou Mario Isola, diretor de motorsport da fabricante.

Mesmo com tantas mudanças, a Pirelli espera contar com dados suficientes para o GP do Catar, graças às características da pista – entre outros pontos, com alto grau de estresse dos pneus e abrasividade mediana. A etapa terá os pneus C1 (branco, duro), C2 (amarelo, médio) e C3 (vermelho, macio) para pilotos e equipes.

Mesmo em novo cenário, Pirelli conta com dados da pista (Imagem: @F1/Twitter)

“Em termos de desgaste, Lusail é um circuito muito desafiador para os pneus, semelhante a Silverstone e Suzuka. Portanto, não é por acaso que os compostos escolhidos são os mesmos: C1, C2 e C3. Há uma grande variedade de curvas, a maioria delas de média e alta velocidade. A série de curvas entre a 12 e a 14 lembra bastante a famosa curva 8 em Istambul: uma das curvas mais exigentes para pneus na história recente da Fórmula 1. Essa sequência também é um dos fatores mais influentes para um bom tempo de volta. O fato de 11 das 16 curvas serem para a direita coloca um estresse especial na esquerda do carro, especialmente na dianteira, mas os níveis de energia vistos passando pelos pneus em 2021 ainda estavam bastante equilibrados entre os dois eixos”, avaliou Isola, que destacou a corrida sprint do sábado (7) com um ponto a mais no quesito.

“Outro fator que torna o GP do Catar ainda mais desafiador para nós, assim como para os pilotos e as equipes, é o retorno do formato sprint. Apenas uma hora de treinos livres estará disponível na sexta-feira para determinar o acerto e avaliar o comportamento dos pneus em stints longos. Além disso, essa sessão acontece no calor do dia – que vai aquecer o asfalto – ao contrário da classificação e das duas corridas, que acontecem à noite. Portanto, tudo está pronto para um fim de semana interessante, bem como talvez algumas surpresas; a capacidade de se adaptar rapidamente e bem à pista pode oferecer uma vantagem significativa”, completou.

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