A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a Fórmula 1 anunciaram neste sábado (7) medidas de segurança para o Grande Prêmio do Catar, neste final de semana. A etapa é a 17ª da temporada 2023 da F1.
Após análise dos pneus utilizados na sexta-feira, a Pirelli, fornecedora oficial da categoria, apontou “uma separação na parede lateral entre o composto de cobertura e as cordas da carcaça em muitos dos pneus que foram verificados”.
Em caso de um grande número de voltas com os compostos, os danos diagnosticados poderiam provocar “danos circunferenciais”, com “subsequente perda de ar”. Vale destacar que o GP do Catar de 2021 registrou diversos casos de pneus furados.
“(O) problema provavelmente foi causado pela interferência de alta frequência entre a parede lateral do pneu e as zebras ‘pirâmide’ de 50 mm usadas extensivamente neste circuito, agravada pela propensão de andar nessas zebras”, descreveu a FIA.
Desta forma, entre as novidades para a sequência da programação, a FIA anunciou uma revisão dos limites de pista nas curvas 12 e 13, que concentram os maiores problemas em referência às zebras piramidais.
Para adaptação, os pilotos ganharão uma sessão de treino de 10 minutos a partir das 10h (horário de Brasília), o que adiou o início da classificação sprint para as 10h20 (de Brasília). Ao fim da programação do sábado, a Pirelli vai analisar novamente os dados do dia para decidir se mais medidas serão necessárias para a corrida de domingo.
A FIA ainda determinou que o parâmetro de vid útil dos pneus na corrida não deve exceder o limite de 20 voltas – assim, todos os pilotos serão obrigados a fazer pelo menos três trocas de pneus ao longo da prova.