Verstappen pode ser campeão de 2022 da F1 já em Singapura; veja como

Holandês pode ser campeão com cinco corridas de antecedência para o fim da temporada

Da redação

Max Verstappen no GP da Itália
Red Bull Racing

Com mais uma vitória em 2022, no GP da Itália, Max Verstappen chegou aos 335 pontos e abriu 116 de vantagem para Charles Leclerc, o vice-líder. Com o resultado, o piloto da Red Bull pode se consagrar bicampeão da F1 já no GP de Singapura, com cinco corridas de antecedência. 

Para isso, o holandês precisa vencer, conquistar o ponto de volta mais rápida e torcer para que Leclerc não chegue em uma posição melhor que o oitavo lugar. Neste cenário, o holandês chegaria aos 361 pontos, enquanto Leclerc faria 223. 

A diferença entre os dois chegaria aos 138 pontos, que é a pontuação disponível nas últimas cinco etapas de 2022 (considerando vitória em todas as provas, os pontos de volta mais rápida e os oito pontos de vitória da Sprint em Interlagos). 

Mesmo que Leclerc conquiste todos os 138 pontos disponíveis, o piloto da Ferrari empataria com Verstappen, que levaria vantagem o critério de desempate pelo número de vitórias. 

Um outro cenário possível é Verstappen vencer sem ponto de volta mais rápida. Nesse caso, Leclerc não poderia chegar em uma posição melhor que o 9º lugar, com ou sem ponto de volta mais rápida. Se chegar em segundo, Max deixa escapar a chance de levantar a taça em Singapura. 

Vale ressaltar que o título antecipado de Max em Singapura também depende da corrida de Sergio Pérez. O mexicano não pode terminar no pódio. Precisa receber a bandeira quadriculada na quarta colocação ou pior (com ou sem volta mais rápida). 

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.