Verstappen conta com safety car no fim e vence GP da Itália pela primeira vez

Carro-madrinha conduziu últimas voltas e evitou possível ataque de Charles Leclerc, segundo colocado

Temporada 2022 de Fórmula 1
Itália
GP da Itáliaundefined

Max Verstappen venceu neste domingo (11) o Grande Prêmio da Itália, em Monza. A etapa foi a 16ª da temporada 2022 da Fórmula 1.

A prova foi marcada por um desfecho inusitado, já que o safety car conduziu as últimas cinco voltas. O carro-madrinha foi acionado após o abandono de Daniel Ricciardo, da McLaren, com problemas no motor.

Com a medida, a Ferrari viu frustradas as chances de tirar a vitória do holandês da Red Bull. Com trocas de pneus acertadas, a equipe colocou Charles Leclerc em segundo lugar. George Russell, da Mercedes, foi o terceiro.

Logo atrás do trio, Carlos Sainz (Ferrari) foi o quarto colocado, com Lewis Hamilton (Mercedes) em quinto e Sergio Pérez (Red Bull) em sexto. O mexicano faturou um ponto extra graças à volta mais rápida da prova.

Completando as dez primeiras posições, Lando Norris (McLaren) foi o sétimo, com Pierre Gasly (AlphaTauri) em oitavo, Nyck de Vries (Williams) em nono e Guanyu Zhou (Alfa Romeo) em décimo. O holandês da Williams fez sua estreia como titular na Fórmula 1, igualando logo de cara o melhor resultado do time em 2022 - no caso, o nono lugar de Alexander Albon no GP da Miami.

A vitória foi a 11ª primeira de Max Verstappen na temporada, mas a primeira do holandês no GP da Itália. Até então, o melhor resultado do campeão mundial de 2021 na prova havia sido o quinto lugar de 2018, já pela Red Bull.

Com os resultados deste final de semana, Verstappen chegou a 335 pontos, mantendo-se tranquilo na liderança do Mundial de pilotos. Leclerc foi a 219 e é o segundo, enquanto Pérez chegou a 210 e permaneceu em terceiro. Russell tem 203 e é o quarto.

A Fórmula 1 retorna agora no GP de Singapura, entre 30 de setembro e 2 de outubro. A 17ª etapa da temporada terá mais uma vez cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Veja como foi a corrida:

Tempo Real

  • Por hoje é só!

    O GP da Itália termina aqui, mas a Fórmula 1 volta logo! Vem aí o GP da Singapura, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro!

    Até lá!

  • O Mundial fica assim



    1. Max Verstappen (HOL/Red Bull): 335 pontos


    2. Charles Leclerc (MON/Ferrari): 219 pontos


    3. Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 210 pontos


    4. George Russell (GBR/Mercedes): 203 pontos


  • Williams

    Que estreia!

    Nyck de Vries estreia na Fórmula 1 levando a Williams ao nono lugar no GP da Itália, igualando o melhor resultado da equipe no ano. De quebra, holandês ainda vence a votação de piloto do dia.

    Que domingo para De Vries, hein?

  • Max Verstappen

    Verstappen vence em Monza

    O safety car recolhe só para não sair na foto, e Max Verstappen (Red Bull) confirma a vitória.

    É a primeira vitória de Verstappen no GP da Itália, onde o holandês não havia nem conquistado um pódio.

    Charles Leclerc (Ferrari) e George Russell (Mercedes) completam o pódio.

  • Volta 53/53

    Última volta

    E vai ser com safety car mesmo. Max Verstappen (Red Bull) vai vencer, com Charles Leclerc (Ferrari) e George Russell (Mercedes) completando o pódio.

  • Volta 51/53

    Indefinição

    A retirada do carro de Daniel Ricciardo atrasa, e o que parecia bom para a Ferrari pode virar problema. Vai ter relargada?

  • Volta 49/53

    Novos pneus

    Max Verstappen (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari), George Russell (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari): os quatro primeiros têm pneus macios novos para o fim da prova.

  • Volta 48/53

    Safety car

    A cinco voltas do fim, vem safety car. Pilotos vão para os boxes para as trocas. Max Verstappen (Red Bull) deve ver a concorrência crescer no retrovisor.

  • Volta 47/53
    Daniel Ricciardo

    Ricciardo abandona

    Fim de prova para Daniel Ricciardo (McLaren), que abandona com problemas mecânicos.

    Vem safety car?

  • Volta 43/53
    Sergio Pérez

    Pérez nos boxes

    Sergio Pérez (Red Bull) para nos boxes e coloca pneus macios para as últimas voltas. O mexicano é o sétimo colocado.

  • Volta 42/53

    É pelo 14º lugar, mas...

    Bela disputa entre Mick Schumacher (Haas) e Nicholas Latifi (Williams).

    O alemão retarda a freada e ganha o 14º lugar, mas o canadense dá o troco na reta e recupera a posição. Só que Mick não desiste, segue atrás e recupera a posição.

  • Volta 38/53
    Lewis Hamilton

    Quem segura Hamilton?

    Primeiro, Lewis Hamilton (Mercedes) faz uma ultrapassagem dupla sobre Pierre Gasly (AlphaTauri) e Lando Norris (McLaren). Depois, o heptacampeão supera Daniel Ricciardo (McLaren).

    Com tudo isso, o britânico foi de nono para sexto.

  • Volta 36/53

    Missão impossível

    Charles Leclerc (Ferrari) tem 20 segundos para tirar para Max Verstappen (Red Bull) até o fim da corrida. A tarefa é ingrata. Será que dá?

  • Volta 34/53
    Charles Leclerc

    Leclerc troca pneus

    Charles Leclerc (Ferrari) coloca pneus macios para as últimas 19 voltas. O monegasco volta em segundo lugar e tem a missão de caçar o líder Max Verstappen (Red Bull).

  • Volta 32/53
    Fernando Alonso

    Alonso recolhe

    Fim de prova para Fernando Alonso, que vai para os boxes com problema e recolhe.

    É o fim da sequência de pontos do espanhol, que terminou as últimas dez corridas na zona de pontuação.

  • Volta 31/53
    Carlos Sainz

    Sainz nos boxes

    Carlos Sainz (Ferrari) para nos boxes e cai do terceiro para o oitavo lugar. George Russell (Mercedes) assume a vaga provisória no pódio.

  • Volta 30/53
    Max Verstappen

    Verstappen tirando a diferença

    Aos poucos, Max Verstappen (Red Bull) vai tirando a diferença para Charles Leclerc (Ferrari). A vantagem do monegasco já foi de 10 segundos, mas agora é de pouco mais de 7 segundos.

    Os dois estão com pneus médios, mas com 13 voltas de diferença entre eles - o de Verstappen é mais novo.

Veja todos