Haas pode ser nova parceira da Alfa Romeo após fim de acordo com a Sauber na F1

Marca italiana deixa o grid no fim de 2023, mas pode dar nome a motores de equipe norte-americana

Da redação

A Alfa Romeo encerrará a parceira com a Sauber no fim da temporada 2023 da Fórmula 1, deixando de dar nome à equipe operada pela organização suíça. No entanto, poderá permanecer no grid em 2024 como parceira da Haas.

Segundo o site RacingNews365, a fabricante italiana poderá dar nome aos motores Ferrari utilizados pelo time norte-americano. Assim, a Haas correria como Haas Alfa Romeo, embora ainda utilizando os V6 fabricado em Maranello.

O acordo seria semelhante ao já celebrado entre a Ferrari e outras equipes parceiras. Entre 1997 e 2005, a própria Sauber correu com motores fabricados com componentes e profissionais da marca italiana, mas batizados com o nome da Petronas, petrolífera malaia parceira da equipe suíça. Em 2001, a Prost usou a marca da multinacional Acer para dar nomes aos motores dos carros do time.

Ainda de acordo com o site, a parceria entre Haas e Alfa Romeo deve ser anunciada no fim de semana do Grande Prêmio da Itália, entre os dias 1º e 3 de setembro.

Responsável pela operação da Alfa Romeo na F1 até o fim de 2023, Sauber será parceira da Audi (Imagem: Alfa Romeo F1 Team)

Vale destacar que a Alfa Romeo pertence à Stellantis, uma multinacional criada em 2021 a partir da fusão entre FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e PSA. A Ferrari pertencia à FCA até 2016, mas ganhou independência em relação ao grupo, embora boa parte das ações ainda pertençam à cúpula da atual Stellantis.

Um possível acordo entre Haas e Alfa Romeo é especulado desde 2022, quando ganhou força a possibilidade de a Audi comprar parte das operações da Sauber para entrar no grid da Fórmula 1 em 2026 – o que se concretizou em agosto do mesmo ano. Antes do anúncio da Audi, o diretor-executivo da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, admitia a possibilidade de seguir na F1 com outras alternativas.

“Vamos nos desenvolver em outro caminho, outro mundo, sempre baseado no automobilismo (...). Mas não bloqueamos nada, não precisamos proteger nada”, afirmou Imparato na ocasião, em declarações ao site The Race.

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